sábado, 24 de março de 2018

Contratos a prazo passam a ter limite de dois anos

Resultado de imagem para Contratos a prazo passam a ter limite de dois anos

O Governo acaba de apresentar aos parceiros sociais as novas regras dos contratos a prazo.

Além das taxas as empresas vão passar a ter mais dificuldade na contratação a prazo. O novo limite dos contratos passa de três para dois anos e continua a ser possível as 3 renovações sucessivas.

O Governo quer "aproximar a prática daquilo que está estipulado na Lei" e assim as renovações "não podem ser em tempo superior ao primeiro contrato". Por exemplo, quem tiver um contrato de um ano só pode ter mais dois contratos de seis meses; mas, quem tiver um contrato de seis meses não pode ter mais dois contratos de seis meses porque com estes dois últimos contratos (que somam 12 meses) ultrapassou o tempo do primeiro contrato de trabalho.

Com isto o Governo quer "induzir comportamento racionais por parte dos agentes" empresariais.

Vai ser ainda reduzida "a duração máxima dos contratos de trabalho a termo incerto dos atuais seis anos para quatros anos".

E, o Governo quer "eliminar do Código de Trabalho a norma que permite a contratação a termo para postos de trabalho só porque são jovens à procura do primeiro emprego".

A proposta do Governo adianta que "vai continuar a ser admissível a contratação a termo no caso de abertura de novos estabelecimentos" mas o número de trabalhadores contratados passa dos atuais 750 para 250.

Fonte: TSF
Foto: LUSA

Nenhum comentário:

Postar um comentário