sábado, 24 de março de 2018

Manhã de sábado: Como é ser mulher e cientista num mundo de homens

Logo Observador

Manhã de sábado

As principais notícias do dia
Bom dia!
Acham que homens e mulheres não são iguais: elas têm mais paixão, eles mais poder. O problema não é conseguir ser cientista, é subir na carreira. Três mulheres contam como é ir contra a corrente.
Uma versão "no campo do incrível", provas e testemunhos essenciais e "premeditação" que agravou penas dos civis. O Observador analisou à lupa o acórdão do tribunal que condenou Pedro Dias.
Arnaud Beltrame, que substituiu uma refém e ficou sozinho com o atirador, morreu durante a madrugada deste sábado. Tinha 45 anos, foi conselheiro do Governo e agraciado com a Legião de Honra.
O Presidente promulgou o diploma sobre financiamento dos partidos apesar de reiterar a sua "objeção de fundo à alteração mantida". Marcelo decidiu não vetar o documento depois das modificações.
José Manuel Canavarro e um antigo diretor regional de educação estão acusados de corrupção passiva, por, alegadamente, favorecerem, no exercício das funções, interesses do grupo empresarial GPS.
Parecer da Procuradoria admite que os CMEC (contratos da EDP) podem ser nulos. Governo está a avaliar consequências jurídicas e pediu contas ao impacto financeiro deste cenário.
Especialistas em cronobiologia e medicina do sono alertam para os riscos da mudança da hora como alterações do sono, do estado de ânimo, de capacidades cognitivas como a memória e psicomotoras.
Os três especialistas que o jogador português pediu que testemunhassem no seu processo acabaram por validar a investigação do fisco espanhol. A fraude está avaliada em 14,7 milhões de euros.
O tradicional mobiliário de uma sala foi trocado por máquinas de musculação, halteres, barras de elevação, pesos, na casa de Daniel Fonseca, onde treinam 11 pessoas.
Nem o mau tempo afastou as fatiotas bonitas de quem apareceu para ver as modas no Parque da Cidade do Porto. Foi assim, o street style do terceiro dia de Portugal Fashion.
Quaresma entrou e voltou a servir na perfeição Cristiano Ronaldo. Dois golos do capitão português (92' e 94') ajudaram a esconder uma exibição muito tímida da seleção nacional. Venha a Holanda. 

Comer/Ver/Fazer

"Ni No Kuni II: Revenant Kingdom" é a sequela do jogo criado entre o famoso estúdio Ghibli e a histórica Level-5, e que apaga a linha entre um bom filme de animação e um videojogo. 

É no último dia, este sábado, que o festival açoriano recebe Lone Taxidermist. Da maquilhagem à obra de arte total, conversámos com a performer britânica sobre látex e sobremesas. 

O Portugal Fashion rumou ao Porto. Na passerelle, Anabela Baldaque simplificou o próximo inverno, Júlio Torcato assinalou 30 anos de carreira e Estelita Mendonça tentou desvendar a moda do futuro. 

"Talvez esta seja a hora deste boy bazar para a terra prometida", rima Slow J no primeiro álbum de Papillon, revelado esta semana. "Isto sou eu", resume o rapper ao Observador. 

Produtos frescos e sazonais são o fio condutor da alta gastronomia praticada por André Magalhães na novíssima Taberna Fina. A irmã mais nova da Taberna da Rua das Flores veio para ficar. 

Entrevistámos o autor da série-fenómeno. Antes da estreia dos episódios finais na Netflix, o espanhol revela que "Breaking Bad" foi uma "grande influência". Segunda temporada? "Ainda não sei bem." 

Quando Jennifer Aniston disse que para se manter em forma praticava Budokon, muitos entendidos do fitness não sabiam o que era. O Budokon foi criado a partir do yoga e combina artes marciais. 

Um excesso de pretensão e de solenidade, e Christian Bale no papel errado, prejudicam gravemente este ambicioso "western" realizado por Scott Cooper. Eurico de Barros dá-lhe duas estrelas. 

Comida típica nacional servida num ambiente descontraído e simples, no Campo das Cebolas, em Lisboa. Está aí a mais recente adição ao império gastronómico do chef português. 

Opinião

Alberto Gonçalves
Dado que Marielle Franco partilhava uma religião que se limita a considerar a vida dos fiéis e a desprezar as vidas restantes, o barulho selectivo e sonso em volta da sua morte é inteiramente adequado

P. Gonçalo Portocarrero de Almada
A boa nova de Jesus é a caridade, um amor que não é lírico, mas tão exigente que requer uma abnegação total, até à entrega da própria vida.

Matilde Sousa Franco
Há quase quatro décadas que defendo a criação deste museu no nosso país que foi autor não só da primeira Globalização como, no séc. XXI, continua a destacar-se como “pioneiro” no diálogo intercultural

Manuel Villaverde Cabral
O europeísmo e o anti-europeísmo de cada tribo não coincide com a clivagem clássica esquerda/direita, pelo que é difícil garantir as alianças necessárias em torno de um único eixo pró ou contra a UE.

Rui Ramos
O governo não pode usar a teoria da "limpeza da floresta" para esconder a sua responsabilidade na protecção das populações rurais. Porque foi essa protecção que falhou o ano passado. 

Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário