sábado, 24 de março de 2018

Figueira da Foz recebe Portugal O’Meeting em 2019

2500 orientistas de mais de 36 países. É esse o objetivo do Portugal O’Meeting que, em março de 2019, se realizará na Figueira da Foz. A prova mundial, a maior da modalidade no nosso país, é organizada pela Associação Desportiva do Mondego - OriMondego e conta com o apoio do Município da Figueira da Foz.
Resultado de imagem para Figueira da Foz recebe Portugal O’Meeting em 2019
Modalidade inclusiva, praticada ao ar livre, tanto em circuitos urbanos como em cenários de praia, matas ou floresta, a Orientação - há muito popular sobretudo nos países nórdicos - está em franco crescimento em Portugal e em muitos outros países onde, para além de atletas federados de elite, famílias inteiras se deixam seduzir pela possibilidade de fazer exercício físico e mental em comunhão com a Natureza. «Esta é uma prova que temos todo o prazer em acolher e apoiar, pela sua dimensão e pelas caraterísticas da modalidade, que privilegia o contato com a natureza e promove o respeito pelo meio ambiente», afirmou, na conferência de imprensa de apresentação da prova, no Parque de Merendas de S. Pedro, a Vereadora da Juventude e do Desporto, Mafalda Azenha. «Agradecemos à OriMondego a iniciativa da candidatura a organizadora do Portugal O’Meeting 2019, que mereceu o acolhimento da Federação Portuguesa de Orientação, e todo o esforço que tem vindo e vai continuar a desenvolver para que esta prova seja um marco para a história da modalidade em Portugal e, claro, para a Figueira da Foz enquanto território privilegiado para orientistas de todo o mundo», acrescentou.
A vereadora destacou o potencial turístico e económico do evento, corroborado por Susana Mora, da organização. «Os orientistas, quando gostam, voltam. E voltam porque, a partir do momento que têm os mapas, estes destinos passam a ser procurados para treinos e estágios para outras provas, ainda que noutros locais», explicou. «Para já, está feita uma reserva hoteleira de um grupo de 45 noruegueses, que ultrapassa os 16.000€. E há outras reservas e pré-reservas, de grupos de 100 pessoas e de seleções de vários países, que nos deixam confiantes no sucesso da prova, até porque a Figueira da foz tem tudo o que os orientistas procuram nos destinos de Inverno: condições climáticas amenas e terrenos macios que tornam menos prováveis as lesões que podem comprometer o resto da temporada desportiva», concretizou. Também Fernando Costa, antigo diretor de anteriores edições do Portugal O’Meeting, sublinhou a importância que a prova nacional tem já no calendário orientista internacional. «Já nenhum país se atreve a marcar provas de orientação na altura do Carnaval, porque o Portugal O’Meeting já conquistou um espaço próprio e, ao decorrer em período de férias escolares, tem a vantagem de poder ser desfrutado em família», disse. «Depois, esta prova tem a atração, própria da Orientação, de colocar lado a lado atletas de topo, dos melhores do mundo, e pessoas de todas as idades que estão a começar, que não sabem usar uma bússola mas que contam com o apoio de monitores… sem falar de todo o apoio dado às famílias, como baby sitting», acrescentou.
O diretor da prova, Rui Mora, sublinhou a importância do apoio do Município da Figueira da Foz, tanto a nível logístico como financeiro (que será determinado mais perto da data de realização, em função das necessidades da organização e das disponibilidades do Município) e de ligação a potenciais parceiros. «Para já o orçamento estimado é de 52.000€, grande parte dos quais destinados aos trabalhos de cartografia de 20 km2, que serão rentabilizados também nos próximos anos, conforme já foi explicado», aduziu. Em 2019 o Portugal O’Meeting promete animar o Concelho com 5 dias de orientação; 4 etapas de floresta, uma candidata a WRE; 1 sprint estafetas; 1 sprint nocturno e 1 Pre-O, uma prova preparada para todos, incluindo pessoas com mobilidade reduzida. Leirosa, Quiaios, Buarcos e a Praia da Claridade são alguns dos locais que integram os mais de 70 percursos do Portugal O’Meeting 2019. A organização da prova na Figueira da Foz está a ser assegurada por um grupo de cerca de 200 voluntários, a que se juntam os escoteiros do Grupo 207 de Buarcos e coletividades como o Grupo Desportivo Cova-Gala e diversas Juntas de Freguesia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário