terça-feira, 24 de abril de 2018

360º- Um ordenado e 5 abonos: quanto podem ganhar os deputados?; o ataque e o atacante do Canadá; e como Kate saiu do hospital 7 horas após o parto

946629b0-05e0-4d31-a47b-080e2c165728.jpg

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia... 
... a polícia do Canadá ainda não sabe o que levou ao atropelamento de várias pessoas em Toronto: fala em ataque deliberado, mas sem ligações terroristas. Uma carrinha alugada entrou pelo passeio dentro e só parou cerca de dois quilómetros depois, deixando pelo menos dez mortos e 16 feridos. O primeiro-ministro canadiano falou de uma "terrível tragédia" que as fotos e os vídeos do local deixam evidente. O acidente aconteceu antes de uma reunião do ministros dos Negócios Estrangeiros do G7 sobre... jihadismo.

O condutor, canadiano, natural da cidade e sem ligações conhecidas ao terrorismo, foi detido pouco depois do atropelamento e está a ser interrogado. A polícia quer saber afinal o que passou pela cabeça de Alek Minassian, um homem pouco sociável e rejeitado pelas mulheres.

Uma semana depois da morte da mulher, Bárbara, George W.H. Bush foi hospitalizado. Tem uma infeção que se espalhou no sangue, mas estará a recuperar. 

O juiz Ivo Rosa, acusado pelos procuradores de travar a investigação à EDP, está envolto numa nova polémica. Agora arquivou um caso que envolvia altos quadros da TAP e também uma empresa do grupo Sonangol, num despacho em que critica duramente o Ministério Público.

O FC Porto goleou o V. Setúbal e está agora a três finais da possibilidade de voltar a conquistar o títuloDeterminante? Outra vez ele, Marega: porque o FC Porto com ele é outra coisa, escreve o Tiago Palma na crónica. E com Marega & companhia este já é o Porto mais certeiro deste século.

Outra informação relevante

Mas afinal quanto ganha mesmo um deputado? Depois de Ascenso Simões ter publicado no Facebook os seus recibos de ordenado, para responder à "deriva de ataques contra os deputados" (na sequência da polémica dos subsídios duplos para os parlamentares das ilhas), a Rita Tavares e a Rita Dinis foram olhar com atenção para os números do vencimento do socialista.E, parcela a parcela, encontraram um ordenado e cinco abonos, com 47% do valor total recebido livre de impostos

Alívio fiscal para contratos de arrendamento de longa duração e direito à renovação de contrato para idosos ou pessoas com deficiência são as principais medidas das Novas Políticas de Habitação. O incentivo principal vai para os senhorios que arrendem casa por mais de 10 anos, que pagarão metade dos impostos actuais. Mas o programa apresentado por António Costa inclui também propostas para rendas acessíveis e apoios à reabilitação urbana. 

A proposta mereceu imediatamente uma reacção da Associação Lisbonense de Proprietários. Estes senhorios acham que as medidas de proteção de inquilinos com mais de 65 anos são vagas e podem levar a uma corrida à não renovação de contratos.

António Costa tomou-lhe o gosto e pediu mais um consenso: quer um grande acordo político e urgência para a construção do novo aeroporto de Lisboa

Já Marcelo não se atravessa pela promulgação ou não das alterações à lei da mudança de género. Diz que ainda vai analisar o diploma antes de decidir se o veta, como já foi antecipado em vários jornais. 

Boas notícias para quem 'fez a tropa': o Serviço Militar Obrigatório pode vir a facilitar o acesso às pensões da Segurança Social. Segundo o Público, o Governo está a estudar a possibilidade dos anos de serviço militar serem contabilizados para a carreira contributiva.

Já o concurso de professores promete voltar a gerar grande polémica este anoColoca os professores dos colégios com contrato de associação em pé de igualdade com os de escolas públicas. Os sindicatos não se vão calar.

Cerca de metade dos pilotos das low cost está em condições precárias. A notícia é do JN no dia em que o Sindicato Nacional da Aviação se reúne em Lisboa com vários sindicatos europeus para debater as condições de companhias como a Ryanair.

Amanhã o desfile do 25 de Abril pela Avenida da Liberdade vai ter um convidado especialYanis Varoufakis, o ex-ministro das Finanças grego, agora líder DiEM25, vai descer a avenida lisboeta ao lado de vários dirigentes do LIVRE, com quem está a criar um movimento pan-europeu para concorrer às eleições europeias em 2019.

Macron enviou um recado a Trump antes do encontro entre ambos hoje em Washington. Fê-lo em entrevista à Fox News, a televisão de que o presidente norte-americano mais gosta, para ter a certeza que era ouvido: “Não podes fazer uma guerra contra toda a gente", disse o presidente francês, que vai discutir com Trump  o acordo nuclear com o Irão, a situação na Síria e a relação comercial entre os EUA e a UE.

A vaga (melhor dizer tsunami) de exonerações continua em Angola. Agora João Lourenço exonerou José Marcos Barrica de embaixador angolano em Portugal, não tendo avançado oficialmente com qualquer nome para o suceder. E afastou também  o Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas.

 A Arménia já tem um novo primeiro-ministro após a demissão de Serge SarkissianKaren Karapetian, que já ocupou o cargo, foi chamado para assumir as funções de forma interina. Sarkissian demitiu-se por causa da libertação do líder da contestação antigovernamental arménio.

O atirador do tiroteio em Nashville que fez quatro mortos foi detido ontem à noite. No ataque, houve um herói que evitou que  houvesse mais vítimas.

Os nossos Especiais

Shane O'Doherty tornou-se terrorista do IRA aos 15 anos. Especializou-se em bombas, feriu 30 pessoas e quase provocou uma explosão em Downing Street. Na entrevista ao João de Almeida Dias conta como se arrependeu, mas também diz: “A consciência pesada nunca desaparece".

A nossa opinião

  • Rui Ramos pergunta "porque é que só há uma Ana Gomes?": "A sociedade portuguesa gera rotação no poder quando o dinheiro acaba, como vimos em 2002 ou em 2011. Mas já não gera alternativas, como constatámos em 2015 com o regresso dos colegas de Sócrates".
  • Paulo Sande escreve sobre a catadupa de casos polémicos: "Quando nos perguntamos por que razão Portugal se arrasta na cauda da Europa parte da resposta é o BES, os Vistos Gold, o Face Oculta, o BPN, a PT, a operação Marquês, a Moderna, o Freeport, etc., etc.".
  • Laurinda Alves escreve sobre a 'teoria geral do inconseguimento': "Todos sabemos que uma coisa é a lei e outra a ética. A cegueira moral pode ser legislada, mas a ética tudo vê e tudo sabe. A lei permite, mas a consciência não. Essa é a voz que nunca se cala".
Notícias surpreendentes

É um rapaz, o seu nome só será conhecido hoje, e é o quinto na linha de sucessão ao trono britânico. O nascimento do terceiro filho de William e Kate, duques de Cambridge, dominou todas as atenções ontem em Inglaterra. Houve festa rija nas ruas e as reações multiplicaram-se na Internet pelo aumento da família real, cujas fotos sempre fizeram sensação

Kate Middleton saiu do hospital (quase impecável) apenas 7 horas depois do parto. Quando deu à luz George passou a noite no hospital. Com a princesa Charlotte já passou apenas 10 horas na maternidade. Como é que isso é possível? Essa prática é permitida em Portugal? Há riscos para a mãe e para o bebé? Os especialistas responderam à Carolina Branco.

Salvador e Luísa Sobral são os novos comendadores nacionais. Marcelo condecorou os dois músicos com a Ordem do Mérito, pelo “êxito singular” que alcançaram no ano passado com a vitória do festival da Eurovisão.

Por falar em música, que tal foi o concerto dos Arcade Fire, Gonçalo Correia? A resposta, para quem não foi ao Campo Pequeno, está neste artigo.

Estas fotos são só para quem não tem vertigens e gosta do risco. Mostram os nove trilhos mais perigosos do mundo: há escadarias de 4.000 degraus até ao topo de uma montanha, percursos num vulcão ativo e travessias onde já morreram mais de cem pessoas.

Não queremos que corra riscos (não podia falhar a deixa fácil, desculpem), por isso basta clicar em Observador que terá toda a informação do dia, sempre atualizada. Hoje marcada pelo debate do Plano de Estabilidade, que acompanharemos a partir das 10h00, e pelo primeiro jogo das meias-finais da Liga dos Campeões, entre Liverpool e Roma, os clubes-surpresa ainda em prova.

Boa terça-feira e bom 25 de Abril. Até quarta
 
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário