domingo, 8 de abril de 2018

ANPC apresenta esta 2.ª feira, 9 de abril, os Programas Aldeia Segura e Pessoas Seguras

ANPC apresenta esta 2.ª feira, 9 de abril, os Programas Aldeia Segura e Pessoas Seguras

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) e a Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE) assinam amanhã, 9 de abril, um Protocolo para o desenvolvimento dos Programas “Pessoas Seguras” e “Aldeia Segura”.

Estes programas, criados pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 157-A/2017 de 21 de outubro, visam reforçar a segurança das populações face ao risco de incêndio florestal, apoiando o poder local na implementação de estratégias de proteção de aglomerados populacionais face a incêndios rurais, em especial os localizados na interface urbano-florestal.

Além disso, estes programas visam criar dinâmicas e hábitos de segurança na população, com base no conceito de autoproteção, familiarizar a população com as condutas adequadas a observar em caso de evacuação ou confinamento e sensibilizar para a adoção de práticas e comportamentos que minimizem o risco de incêndio rural e aumentem a segurança das comunidades.

Com a implementação destes programas é verificada a existência das faixas de proteção dos aglomerados; identificados e sinalizados caminhos de evacuação e locais de refúgio; definidos sistemas de aviso à população; realizados simulacros para testar os mecanismos de aviso e os procedimentos de evacuação; realizadas campanhas locais de sensibilização sobre as medidas autoproteção. 

Estes programas desenvolvem-se prioritariamente nos aglomerados populacionais classificados de maior risco no âmbito da defesa da floresta contra incêndios. 

A cerimónia de assinatura do protocolo, presidida pelo Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, realiza-se a 9 de Abril, pelas 11h30, no Centro Cultural e Recreativo de Vale Florido, no lugar de Vale Florido, Freguesia de Alvorge, município de Ansião, distrito de Leiria.


Alcina Coutinho
Assessora de Imprensa
Divisão de Comunicação e Sensibilização
Presidência
http://www.prociv.pt/signature/log.jpg
AUTORIDADE NACIONAL DE PROTEÇÃO CIVIL
Av. do Forte | 2794-112 Carnaxide | Portugal
Tel.: +351 214 247 100 | www.prociv.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário