domingo, 8 de abril de 2018

Os moinhos da aldeia esperam por si

Um percurso de tradições e memórias deixadas pelos nossos antepassados que, com recurso aos moinhos e azenhas, moíam o grão e utilizavam a farinha para fazer o pão. Esta cena de um quotidiano longínquo vai ser recuperada em Estarreja durante as comemorações do Dia Nacional dos Moinhos. Nos dias 7 e 8 de abril, haverá histórias, conversas e visitas guiadas aos moinhos mais emblemáticos do município, com propostas para toda a família.

Estarreja celebra a efeméride, dando a conhecer um inestimável valor patrimonial, o dos moinhos que, depois de uma era de abandono, foram recuperados por proprietários, autarquias ou associações.

No dia 7 de abril, sábado, a Biblioteca Municipal acolhe Contos com Fraldas, Histórias para Famílias e a conversa sobre “Moinhos da gente, gente dos moinhos”, com Armando Ferreira, que falará sobre o património molinológico do concelho de Estarreja e apresentará o seu livro “O último moleiro do rio”.

No dia 8 de abril, domingo, a Rota dos Moinhos de Avanca leva os participantes a conhecerem os exemplares daquela vila - Zangarinheira, Arcã e Meias -, num percurso que se fará de bicicleta, e a redescobrirem o tradicional processo de fabrico da Broa d’Avanca: o funcionamento do moinho, a preparação da farinha e de todas as etapas até se colocar o pão de milho no forno. No final, a merecida recompensa, com degustação da Broa acabadinha de sair do forno.


À tarde, uma segunda visita guiada leva-nos por dois moinhos de Salreu, com demonstração de descasque de arroz. Os interessados devem inscrever-se através de formulário onlinebit.do/moinhos.     

Quando se comemora o Ano Europeu do Património Cultural, ao qual Estarreja se associa, dando o tiro de partida com estas ações em torno dos moinhos, percebe-se que há muito por descobrir, sentir e viver.

programa

ABRIL SÁBADO // BIBLIOTECA MUNICIPAL

10H30 Contos com fraldas

15H30 “O Vale dos Moinhos” Noelia Blanco e Valeria Docampo
História para Famílias

16H00 “Moinhos da gente, gente dos moinhos”, conversa com Armando Ferreira e apresentação do livro “O último moleiro do rio”.
O património molinológico do concelho de Estarreja.


ABRIL DOMINGO

Visitas guiadas aos Moinhos do Concelho (inscrição prévia)
Parceria Confraria da Broa d’Avanca e Rancho Folclórico “As Tricaninhas do Antuã”

9H30 > 12H30
Roteiro:
Moinho da Zangarinheira demonstração do funcionamento do moinho e início da preparação da farinha para cozer a broa.
Moinho de Arcã demonstração do processo até colocar a broa no forno.
Moinho de Meias Broa d’Avanca a sair do forno e degustação.

12H30 Almoço na Escola da Congosta

15H00 Visita aos Moinhos da Aldeia em Salreu (de Manuel Carvalho e de Armindo Rodrigues com demonstração de descasque de arroz) 

+ INFO
O período da manhã é promovido pela Confraria da Broa d’Avanca e a visita é feita de bicicleta. O ponto de partida é na sede da Confraria (Beco dos Ferroviários, nº9, em frente à Estação ferroviária).
Visita Moinhos: 2,5€ | Almoço: 10€ (Pagamento no local de partida)

O período da tarde é promovido pelo Município, com a colaboração do Rancho Folclórico “As Tricaninhas do Antuã”, e a visita é feita de autocarro. O ponto de partida é às 14h30, no Cine-Teatro. Participação gratuita.

Inscrições através do link bit.do/moinhos   
Mais informações: comunicacao@cm-estarreja.pt


CÂMARA MUNICIPAL DE ESTARREJA


Praça Francisco Barbosa - 3864-001 Estarreja
Tel. (+351) 234 840 612 (Ext. 404) 


Nenhum comentário:

Postar um comentário