domingo, 8 de abril de 2018

Peixes de água doce nativos e qualidade das linhas de água do Oeste | Palestra e saída de campo

O Centro de Educação Ambiental de Torres Vedras recebe a palestra e saída de campo “Peixes de água doce nativos e qualidade das linhas de água do Oeste” no dia 14 de abril, sábado, das 10h às 16h.
Os rios Sizandro e Alcabrichel albergam uma espécie endémica que se encontra em perigo de extinção: o Ruivaco-do-Oeste.

Em ambos os rios, as populações desta espécie entraram em declínio, o que justificou a execução de várias ações de repovoamento no âmbito do “Projeto de Conservação Ex-situ de Organismos Aquáticos” e a reabilitação de um troço do rio Alcabrichel, utilizando técnicas de engenharia natural. No entanto, é importante conhecer as várias ameaças que estes peixes enfrentam para que os seus efeitos negativos sejam minimizados.

A preservação dos ecossistemas fluviais é, por isso, crucial para garantir a sobrevivência desta e de outras espécies nativas das ribeiras do Oeste, cujo valor patrimonial é inestimável.


Atividades previstas: palestra (durante a manhã) e saída de campo com demonstração da técnica de amostragem científica com recurso a pesca elétrica (durante a tarde).

Formadora: Carla Sousa Santos, bióloga, investigadora pós-doutorada do Laboratório de Genética Evolutiva do MARE-ISPA

Parceiro: Águas do Tejo Atlântico



As inscrições devem ser feitas através dos contactos 261 314 163 e 918 773 342, ou através do endereço cea@cm-tvedras.pt



Local: Centro de Educação Ambiental

Destinatários: M/12


Centro de Educação Ambiental
2ª a 6ª: 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00
Parque Verde da Várzea

261 314 163 / 918 773 342


Câmara Municipal de Torres Vedras

Nenhum comentário:

Postar um comentário