sábado, 21 de abril de 2018

Sangue | Doação em Aveiro

Reservas “estáveis”, mas IPST apela à dádiva do tipo O- e A-.
“Apesar de as reservas de sangue estarem estáveis e confortáveis, com mais de sete a dez dias, para a maior parte dos grupos sanguíneos”, de acordo com o Instituto Português do Sangue e Transplantação (IPST), o Presidente daquele instituto, Hélder Trindade, apelou aos portugueses com tipo de sangue O- e A- (O negativo e A negativo), dois grupos problemáticos, para fazerem as suas dádivas, contribuindo para que doentes e hospitais tenham um verão tranquilo.
O apelo aos dadores não regulares, para que “aproveitem esta época de verão para fazer as suas dádivas, permitirá que os doentes tenham o verão com a sua doença, mas sem correr mais riscos, e o ISPT esteja tranquilo”, assim como os hospitais, sublinhou ainda o Presidente do IPST.
Quem pode doar sangue
Podem doar sangue todas as pessoas com bom estado de saúde, com hábitos de vida saudáveis, peso igual ou superior a 50 kg e idade compreendida entre os 18 e 65 anos. Para uma primeira dádiva o limite de idade é aos 60 anos.
A dádiva de sangue é benévola e não remunerada.  A doação de sangue pode ser feita de quatro em quatro meses pelas mulheres e de três em três meses pelos homens.
A saber
Os tipos de sangue que existem são A, O, que são os mais comuns, AB e B, que são mais raros.
As pessoas com sangue do tipo O podem doar sangue para qualquer pessoa mas só podem receber doações de pessoas com o mesmo tipo de sangue. Por outro lado, as pessoas do tipo AB podem receber sangue de qualquer pessoa, mas só podem doar para pessoas com o mesmo tipo sanguíneo.
Já pessoas com sangue do tipo A podem doar apenas para outras do tipo A ou tipo AB, assim como as do tipo B só podem doar para B e AB.
Para além dos tipos de sangue, existe o fator RH, que determina se o tipo de sangue é positivo ou negativo e influencia na compatibilidade sanguínea. Assim, pessoas com sangue positivo podem receber de pessoas com qualquer RH, mas só podem doar para outras com sangue positivo. Enquanto que, se o sangue tiver RH negativo, podem doar para pessoas com sangue positivo ou negativo, mas só podem receber negativo.
Fonte: IPST

Apresentação do Mapa de Sessões de Colheitas de Sangue a realizar no ano de 2018 no Posto Fixo da ADASCA em Aveiro


Todas as formas de divulgação possíveis são bem-vindas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário