sábado, 12 de maio de 2018

Sobe, sobe, balão sobe

P
 
 
Fugas
 

(Sim, Renata, esta newsletter é assinada por mim e neste título mando eu.)
Sem entrar muito em detalhes, entre mim e a Renata Monteiro há uma geração de diferença. Não é que isto vos interesse muito, mas serve simplesmente para perceberem melhor este introito – e já agora ficam também a saber o que se passou esta semana na redacção, quando estávamos a preparar o tema de capa da Fugas, que daqui a pouco vos mostro. Eu e a Renata tivemos um daqueles momentos generation gapela foi andar de balão no Fundão, sobrevoar as cerejeiras em flor, e escreveu um lindo texto. Quando estava no ar, conheceu João Rodrigues, um dos mais antigos pilotos de balão portugueses, e percebeu que ele teria de ser o nosso protagonista da semana. Daí resultou outro texto que vale muito a pena ler. Só que, vicissitudes de uma edição em papel, o título que escolheu para contar a história de João Rodrigues teve de ser alterado. Eu sugeri-lhe um com alusão à música "Sobe, sobe, balão sobe”, que Manuela Bravo levou à Eurovisão em 1979. Era óbvio, é verdade, mas fazia todo o sentido – ainda para mais hoje há final em Lisboa e tudo. E querem saber qual foi a reacção dela? “Não! Eu odeio essa música.” Lá se arranjou outro título, a contento da autora, e eu fiquei no meu canto a contar cabelos brancos. Agora que já sabem como tudo se passou, é só seguirem para aqui, para provar o sabor das cerejas do Fundão. E depois para aqui, para experimentarem os queijos. Tudo cortesia da Renata.
E porque as conversas são como as cerejas, do Fundão vamos para Coimbra, mais concretamente para o restaurante Sete, onde o José Augusto Moreira se sentou à mesa para provar um surpreendente arroz de sardinhas e uma versão “divinal” do pudim abade de Priscos. Estas e outras delícias estão aquidetalhadamente descritas.
Descemos até Lisboa para beber uma ginjinha. Ou duas, vá. O João Pedro Pincha guia-nos até ao Ginja com Elas, o bar simples e descontraído de Carolina Santos. Já se sabe qual é a bebida-rainha, mas há muito mais para beber e comer. Vamos lá?
Para o fim ficam duas propostas para viagens lá fora. A Maria José Santana aproveitou o casamento real do próximo sábado para, com piadinha, sugerir a quem está à espera da noiva um roteiro de cinco coisas para fazer em Londres; já o João Palma, que conhece bem a zona, conta-nos tudo o que precisamos de saber para uma estadia barata, mas ainda assim de sonho, em Bali, na Indonésia.
Hoje não lhe tomo mais tempo. Volto no próximo sábado, mais ou menos à mesma hora. Até lá, boas viagens! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário