domingo, 20 de maio de 2018

Verde para todos

P
 
 
Fugas
 
 
  Sandra Silva Costa  

Agora que os dias estão a aquecer, é hora de procurarmos refúgio em áreas mais frescas. E verdes. Foi por estas e por outras – no dia 24 de Maio assinala-se o Dia Europeu dos Parques Naturais – que pedimos ao Sousa Ribeiro, um viajante insaciável, que nos fizesse uma selecção de alguns dos mais interessantes espaços selvagens do Velho Continente. Ele aceitou o desafio – e ampliou-o. Fez um zoom mais apertado ao Parque Nacional de Snowdonia, em Gales, e traçou um roteiro perfeito para lá fazer sem pressas. E a seguir escolheu outros dez parques europeus que vale muito a pena conhecer. Começa na Arrábida e só pára na Polónia. É fazer mira para aqui e boa viagem.
E porque estamos numa de verde, é também desta cor que se pinta o retrato de Carina Costa, a nossa protagonista da semana. Aos 32 anos, a engenheira agrónoma guiou a Susana Pinheiro pelo seu “jardim particular”, o Parque Terra Nostra, na ilha de São Miguel, nos Açores, onde é responsável pela classificação de plantas e flores. O relato desta viagem recheada de memórias de infância é para ler aqui.
Foi também por caminhos verdes que andou a Mara Gonçalves, num fim-de-semana em São Pedro do Sul que serviu para antecipar o que será o festival Tradidanças, que vai decorrer em Agosto em Carvalhais. Entre caminhadas por levadas, cantadeiras de outros tempos e broa a sair do forno, os três dias na região Centro souberam a muito pouco.
Um dia depois, a mesma Mara embarcou para um destino totalmente diferente: a paisagem árida de Gorafe, em Espanha, onde foi conhecer a Casa do Deserto, um projecto da Guardian Glass que, até ao final deste ano, vai receber hóspedes que queiram acordar com uma vista de 360º sobre um horizonte de montanhas áridas. A Mara foi à inauguração oficial do projecto e conta-nos como foi.
Já a Bárbara Wong andou meio perdida até chegar à aldeia de Juízo, no concelho de Pinhel – e também nos conta como foi a viagem até lá. A viagem e tudo o resto, que incluiu estadia nas Casas do Juízo, recuperadas por José Pinto Guerra, e passeios até Foz Côa, Almeida e Castelo Bom.
Fica para o fim uma sugestão para a mesa. Desta vez, apanhamos a boleia da Ana Jorge Teixeira e vamos até São João da Madeira, conhecer a “comida de verdade” do Aconchego do Quintal. Grande parte do que é servido vem da horta que as proprietárias, mãe e filha, têm em casa. Comida processada não entra e no menu há opções sem glúten, lacticínios ou açúcar. Bom apetite!
Hoje fico-me por aqui. Para a semana passo a bola ao Manuel Carvalho, que nos trará muitas novidades do mundo do vinho. Volto à sua companhia no dia 2 de Junho. Até lá, boas viagens!

Vale a pena voltar aqui



Meia dúzia de projectos de sonho espalhados pelo mundo

A ILTM, que decorreu em São Paulo, apresentou mais de 360 experiências no universo do turismo de luxo. Aqui fica apenas uma pequena amostra do que há de novo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário