sexta-feira, 15 de junho de 2018

360º - “Não consegui proteger a minha filha. Agora não há nada”: os sobreviventes de Pedrógão um ano depois. Mundial: a estreia de Portugal

1f18a31b-169f-4c1c-9561-f6107ac70d9a.jpg

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia...
Chegou o dia. É hoje que Portugal se estreia no Mundial.O jogador escolhido para falar em nome da Seleção foi João Moutinho, que deixou elogios e evitou polémicas, tal como Fernando Santos.

"Polémicas", neste caso, é palavra de código para aquela situação com a Espanha (ontem, Lopetegui foi apresentado pelo Real Madrid e até chorou). Nenhum dos dois selecionadores quis mostrar o que lhe vai na cabeça, mas, do lado espanhol, houve uma fotografia que deu algumas pistas.

Realmente, o dia foi um bocado surreal para os espanhóis. A conferência de imprensa começou com atraso e o capitão respondeu a mais perguntas do que o treinador. Aliás, Sergio Ramos deixou um desabafo: "Parece que estamos num funeral".

Ontem já tivemos o primeiro jogo e o Mundial começou logo com uma goleada. Rússia venceu a Arábia Saudita por 5-0. No encontro, houve quem se estreasse a marcar e quem regressasse aos golos, enquanto uns saíram do banco para acertar na baliza e outros entraram na história pela sua experiência, como conta o Fábio Ferreira Lima.
 
Antes, a cerimónia de abertura juntou uma fénix, uma viagem aos anos 90 e ainda Ronaldo (o brasileiro). Ah, sim, houve ainda mais um detalhe: Robbie Williams, que cantou no estádio, mostrou o dedo do meio para uma câmara de televisão.

Os memes do dia não perdoaram um jogo aborrecido, a camisola trocada e o “sutiã” de Putin.
 
Está tudo pronto para mais logo, às 19h, e o liveblog do Observador já está aberto com toda a informação. Só falta mesmo isto(Vamos lá a ver se toda a gente sabe cantar.)
 
 
Mais informação importante

Manuel Pinho está disponível para ir à Comissão Parlamentar de Economia em meados de julho. Mas apresenta uma condição: não pode falar sobre a matéria criminal do caso EDP que está a ser investigada pela Justiça.

Há mais novidades sobre uma outra história que envolve Pinho: comprou ao GES um prédio com reconstrução já aprovada por 789 mil euros, ganhou milhões, pagou o prédio quando já era ministro, mas continuou a decidir sobre o GES como se não houvesse qualquer conflito de interesses.

Ficou ontem finalmente decidido quem vai ser chamado à comissão parlamentar de inquérito às rendas da eletricidade. São cerca de 100 nomes, que incluem primeiro-ministros, gestores e técnicos. Veja a lista completa aqui.

Passos Coelho estreou-se ontem no mercado das conferências internacionais pagas. O ex-primeiro-ministro foi o orador principal de uma conferência para gestores de fundos de investimento em Madrid.

"À Justiça o que é da Justiça"? Os políticos adoram esta frase mas ontem, no Parlamento, não foi bem assim. O PSD chamou a ministra da Justiça à Assembleia e ouviu ataques dos socialistas à vice-presidente do PSD Elina Fraga. Na resposta, os social-democratas atiraram com Sócrates, Pinho e Siza Vieira. Aliás, o PSD pressionou a demissão do ministro Adjunto: “Quem não cumpre a lei, não pode ser ministro”

Outro tema que divide PSD e PS: os professores. O assunto vai ser debatido daqui a nada no Parlamento (e o Observador vai segui-lo ao minuto), mas ontem já ficou uma pista para o que aí vem: à saída da reunião da bancada parlamentar do PSD, Fernando Negrão disse que “as promessas são para cumprir”.

O CDS está em pé de guerra no Porto. Uma lista adversária à de Assunção Cristas e Cecília Meireles acusa a organização de tentativa de boicote. A votação é amanhã.

Em Faro, há uma lista de espera de duas semanas para funerais. O problema é a falta de espaço nos cemitérios, escreve o JN.

As ondas gigantes da Nazaré chegam hoje aos ecrãs de Times Square, em Nova Iorque. É uma ação promocional onde vão estar Garrett McNamara e António Costa (segundo o surfista, trata-se do "Presidente de Portugal").

No Sporting, há finalmente uma decisão judicial clarificadora: o tribunal da Comarca de Lisboa deu razão a Jaime Marta Soares e proibiu as Assembleias Gerais convocadas por Bruno de Carvalho para 17 e 21 de junho. Sobra, assim, a Assembleia Geral de dia 23, marcada pela Mesa. À noite, o presidente do Sporting recuou totalmente e anunciou que vai aceitar a decisão.

Na conferência de imprensa, Bruno de Carvalho disse que estava a ser "expulso" do clube e a ser impedido de participar na Assembleia Geral em que se vota a sua demissão. O assunto está a provocar divisões.

Durante o dia, houve mais rescisões de jogadores:
  1. O primeiro foi Rúben Ribeiro, que levou Bruno de Carvalho a dizer que "isto está uma loucura total" e a revelar SMS trocadas com o jogador;
  2. Seguiu-se Rodrigo Battaglia, um dos principais alvos da ida de cerca de 40 adeptos à Academia de Alcochete e que, na sua carta de rescisão, diz que os ataques “foram incentivados” por Bruno de Carvalho;
  3. Por fim, Rafael Leão. O presidente do Sporting também revelou mensagens trocadas com o jogador. Numa delas, Leão escrevia  “Estamos juntos, boss”.
Com tantas saídas, pode estar próxima uma contratação. Um jornal sérvio avança que o próximo treinador do Sporting pode ser Sinisa Mihajlovic, que está neste momento sem clube, depois de ter orientado o Torino, da Serie A italiana, e de ter sido despedido.


Os nossos Especiais
 
“Não consegui proteger a minha filha. Agora não há nada”. Passou um ano sobre o grande fogo de Pedrógãoe o Miguel Santos Carrapatoso e o João Porfírio voltaram lá para falar com os sobrevivente da tragédia. Encontraram Gina, Manuel, Cacilda, Maria e Alzira​. E ouviram-nos.
 
O que é que ainda resta da direita e da esquerda? E podem a social-democracia e a democracia-cristã conservar a hegemonia que tiveram desde o pós-guerra? O tema é debatido no Conversas à Quinta por José Manuel Fernandes, Jaime Gama e Jaime Nogueira Pinto.
 
 
A nossa Opinião

Rui Ramos​ escreve "Das 'fake news' aos 'fake comments'”: "A presidência de Trump teve o efeito de trazer para a luz do dia o sectarismo e a vulgaridade de uma elite despeitada por os cidadãos americanos terem votado contra as suas instruções".

Diana Soller​ escreve "Expectativas e máquinas fotográficas": "Há três elementos a debater: o que levou à cimeira de Singapura, que é em si mesma o sucesso; quem ganha e quem perde; e o que vem a seguir, que na verdade não sabemos. Mas conhecemos os dilemas de alguns Estados".


Notícias surpreendentes
 
Na primeira viagem oficial com a Rainha, Meghan Markle ficou confusa quanto ao protocolo. Quem entra primeiro no carro? E por onde? Veja o vídeo. Apesar da confusão, as duas estiveram muito próximas e cúmplices.
 
Pois é, já chegou o sol, finalmente. Está, portanto, na altura de saber tudo sobre as inovações dos protetores solares deste ano. A Helena Magalhães ajuda.
 
Agora que tem toda a informação de que precisa para começar o dia a par das notícias, pode ir preparar-se para o jogo do Mundial. As WAG's já estão prontas.
 
Já sabe que foi lançado o Observador Premium, o novo programa de assinaturas do Observador. Pode saber aqui tudo sobre a forma de funcionamento das subscrições.
Até já!
Seja um Observador /premium
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário