terça-feira, 10 de julho de 2018

360º - É hoje que saem todos? Mais um resgate na Tailândia. E ainda: Brexit provoca ruptura no governo britânico; Trump escolhe juiz do Supremo

1f18a31b-169f-4c1c-9561-f6107ac70d9a.jpg

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia...
Começou a operação de resgate para salvar os últimos quatros rapazes e o treinador, que ainda estão na gruta.A enviada especial do Observador à Tailândia, Cátia Bruno, dá as últimas novidades no nosso liveblog: as crianças que já chegaram ao hospital estão bem, apesar de duas apresentarem sinais de pneumonia, e algumas puderam ver as famílias.
 
O drama na gruta de Tham Luang mobilizou muitos voluntários que estão a fazer tudo para ajudar. Depois do medo e do pessimismo, surgiu agora a esperança e ouve-se a frase: “Há dois dias isto parecia o fim do mundo. Agora já não”. É a reportagem da Cátia Bruno no local.

Durante a madrugada, Elon Musk visitou a gruta. E deixou na Tailândia o seu mini-submarino, para o caso de ser necessário durante o resgate (mas em princípio não deve ser utilizado). Este vídeo mostra como ele funciona.

Um dos homens-chave nas operações é um médico australiano com 30 anos de experiência em mergulhoem grutas de todo o mundo. Richard Harris foi quem deu luz verde para o início das operações.

Quando foram encontrados pela primeira vez, os rapazes estavam a meditar na gruta, com o seu treinador, que já foi monge budista. Pode a religião explicar como o grupo conseguiu sobreviver? A Marta Leite Ferreira foi procurar explicações.
 
 
Mais informação importante

Manuel Pinho vai ser constituído arguido pela segunda vez no caso EDP, após ser ouvido na Comissão Parlamentar de Economia no dia 17 de julho. As opções para o Ministério Público o receber são 18 ou 19 de julho.

Houve greve às avaliações, mas os serviços mínimos resolveram o problema: todos os alunos de anos com exame têm a nota interna atribuída, garante o Ministério da Educação.

Todos os dias surgem notícias sobre os problemas nos hospitais, mas o ministro da Saúde acha que é tudo um “empolamento sistemático de situações pontuais”. Hoje, o DN escreve que o hospital de São José, em Lisboa, deixou de garantir urgência de cirurgia vascular todos os dias.

O número de trabalhadores a recibos verdes no Estado aumentou 14,6% em 2017. Ao todo são 17.728, o número mais elevado desde 2013, escreve o Público.

O ministro dos Negócios Estrangeiros angolano foi recebido ontem em Belém e acertou tudo com Marcelo:João Lourenço vem a Portugal ainda este ano, depois de António Costa ir a Luanda. É mais um passo no normalizar de relações.

Donald Trump já revelou a sua escolha para preencher a vaga no Supremo Tribunal. É Brett Kavanaugh, obviamente um conservador. O The New York Times lembra que o juiz trabalhou para o Presidente George W. Bush e fez parte da equipa que investigou Bill Clinton, no caso que levaria ao seu impeachment. Segue-se agora uma longa batalha para a confirmação final do juiz.

É a ruptura: Boris Johnson demitiu-se ontem do governo britânico, um sinal da divisão total entre os que querem um "Brexit duro" e os que se contentam com um "Brexit suave". O novo ministro dos Negócios Estrangeiros é Jeremy Hunt, que votou contra o Brexit no referendo.
 
Porque é que está a haver tantas demissões no governo de Theresa May? O João de Almeida Dias dá os detalhes do novo plano para o Brexit que dividiu os conservadores.
 
Vamos às novidades no Sporting, que oscilam entre a justiça e o desporto, passando pela política:

Novidades do Mundial

Hoje regressam os jogos do Mundial, com a meia-final entre França e Bélgica:
A Croácia é outra semifinalista e traz uma novidade: quem é a primeira mulher a sentar-se num banco de suplentes num Mundial? “Tia Iva” foi tenista, derrotou Steffi Graf e é manager da seleção.

Tinha que haver uma polémica com a Rússia: os jogadores terão snifado amoníaco em jogos do Mundial.A substância estaria em bolas de algodão.

Bruno Vieira Amaral​ também escreve sobre o tema na sua crónica diária, "A alma russa não precisa de amoníaco": "Com salários principescos, acomodados num campeonato medíocre, os jogadores russos viram-se perante uma tarefa demasiado exigente para os seus hábitos ociosos: não envergonhar o país".


Os nossos Especiais
 
Foram centenas de quilómetros em Pemba, norte de Moçambique, e mais uns quantos em Maputo. O Observador foi ver o lado social do Aga Khan, que está agora de visita a Portugal. A Rita Tavares conta-lhe o que está para lá dos caminhos de pó e aldeias isoladas.
 
 
A nossa Opinião

Rui Ramos​ escreve "Foi você que pediu uma geringonça?": "A geringonça é o regime, toda a oligarquia, depois de fracassadas as ideias e liquidadas as expectativas, a tentar salvar-se, agarrando-se ao Estado".

José Manuel Fernandes​ escreve "Portugal não tem silly season: é mesmo todo o ano bastante silly": "Um país que está de novo a crescer pouco devia debater como ter um melhor futuro, mas ocupa-se a lutar por voltar depressa ao passado. E até celebra: 'Meu deus como é bom morar/Modesto primeiro andar'”.

Laurinda Alves​ escreve "O treinador": "Presto a minha homenagem a este jovem treinador, que também eu gostava de abraçar e agradecer por ter salvo a vida dos 12 rapazes muito antes de eles terem sido resgatados e trazidos para a superfície".

Manuel Villaverde Cabral escreve "Os paradoxos do envelhecimento": "O envelhecimento não só coloca problemas de sustentabilidade dos sitemas sociais, como as sociedades mais envelhecidas tendem a perder o ritmo de crescimento económico, o que agrava tudo ainda mais".

Diana Soller​ escreve "Quando a história nos ultrapassa": "Se para Trump a democracia não é um valor importante e a Rússia é um estado fundamental para a segurança norte-americana, então deve esperar-se uma mudança profunda na geopolítica euro-atlântica".

Paulo de Almeida Sande​ escreve "O mundo todo na caverna": "Por que são os jovens de Tham Luang especiais? Porque a sua realidade, uma realidade quase-trágica, é tão simples que não carece de explicações, revela-se real em todas as paredes de todas as cavernas".


Notícias surpreendentes

Monica Bellucci a comer sardinhas assadas no Bairro Alto? Sim, a atriz fez uma produção de moda para a Elle francesa, na cidade onde tem casa. Com a ponte 25 de Abril em fundo na capa.
 
O príncipe Louis, filho mais novo de William e Kate, foi batizado ontem, no Palácio de St James, em Londres. A cerimónia foi curta e ficou marcada por uma ausência: a Rainha faltou por estar doente. Veja as fotos e o vídeo.

O chef Rui Silvestre regressa ao Algarve e assume o comando do restaurante Vistas, no resort Monte Rei, em Vila Nova de Cacela. Mais novidades aqui.

Antes de seguir em frente com o seu dia tire 1m35s para ver o vídeo de um comentador numa televisão holandesa que continuou a falar apesar de o seu gato ter decidido aterrar-lhe na cabeça. É só divertido.
 
Já sabe que foi lançado o Observador Premium, o novo programa de assinaturas do Observador. Pode saber aqui tudo sobre a forma de funcionamento das subscrições.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa


Nenhum comentário:

Postar um comentário