terça-feira, 10 de julho de 2018

OLIVEIRA DO BAIRRO 14 de julho Encerramento Grande Projeto Comuntário da LPCC

Dar mais tempo à vida em Oliveira do Bairro


Aproxima-se do final a iniciativa que durante três meses mobilizou a comunidade de Oliveira do Bairro numa causa comum: 34 equipas constituídas por 444 voluntários realizaram mais de 60 iniciativas, das quais 25 de sensibilização para a prevenção do cancro e de informação sobre os serviços que a Liga Portuguesa Contra o Cancro

cartaz encerramento dmtv ob.jpg
No próximo dia 14 de julho, sábado, a partir das 09h00, decorre no Parque do Rio Novo - Mamarrosa, a grande festa de encerramento do projeto Dou Mais Tempo À Vida® em Oliveira do Bairro. Com áreas de lazer e alimentação, é proposto à comunidade um dia com acesso livre a atividades desportivas, lúdico-culturais e atuações musicais. Num espaço de saúde dedicado à prevenção de cancro será dada especial atenção aos cuidados com a alimentação, com a presença de duas nutricionistas, convidadas pelo Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro; aos rastreios do cancro do colo do útero e colorretal com técnicos do Centro de Saúde de Oliveira do Bairro, e à prevenção do cancro da mama com técnicas do Departamento de Rastreio de Cancro de Mama da LPCC. A entrada é livre.
Dou Mais Tempo À Vida® é uma iniciativa do Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC.NRC) a decorrer em Oliveira do Bairro desde 22 de abril. A iniciativa atuou em três grandes domínios - Saber, Agir e Sorrir- objetivando a promoção da educação para a saúde e a prevenção do cancro, assim como a divulgação das iniciativas e dos serviços da LPCC de apoio ao doente oncológico e à família.

Trata-se de um grande projeto comunitário que envolve diretamente as populações, que se organizam em equipas e, durante três meses, dinamizam elas mesmas atividades. As equipas, com um mínimo de sete e máximo de 15 elementos, constituídas por grupos de amigos ou conhecidos, de familiares, colegas de trabalho, ou de uma coletividade, de um bairro ou aldeia, têm tido, ao longo destes 3 meses, como tarefa o desenvolvimento de atividades de sensibilização para a problemática da doença oncológica e atividades de angariação de fundos.

Até ao momento foram angariados cerca de 30 mil euros
Em Dou Mais Tempo À Vida® em Oliveira do Bairro participaram 444 voluntários organizados em 34 equipas que realizaram mais de 60 iniciativas, das quais 25 de sensibilização para a prevenção do cancro e de informação sobre os serviços da LPCC.

O programa começa às 09h15, com uma Caminhada pela Prevenção do Cancro. Às 10h00, na sessão de abertura, os responsáveis de projeto e a coordenadora do Dou Mais Tempo À Vida® Oliveira do Bairro são chamados ao palco. 

Pelas 17h30, a antecipar o momento “Unidos pela Prevenção”, as intervenções de Natália Amaral, Secretária-Geral da Direção do Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro e Duarte de Almeida Novo, Presidente do Município de Oliveira do Bairro, respetivamente, vão fazer o balanço deste grande projeto comunitário.

Três testemunhos marcarão o referido momento “Unidos pela Vida”, deixando uma homenagem a todos os que lutam e lutaram contra esta doença. Em comum têm uma história de resiliência, de força de vontade, de coragem, de esperança. Do programa destacam-se o workshop de comida saudável, a ter lugar no período da manhã, e ao final do dia a atuação do cantor Gonçalo Tavares. 

A Cerimónia de Encerramento termina à meia noite com o Hino Dou Mais Tempo à Vida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário