terça-feira, 10 de julho de 2018

Inaugurado em 9 de julho | Espaço Bairrada promove a região na Praia da Tocha


Na Praia da Tocha está aberto ao público um Espaço Bairrada, uma loja de vinhos dos mais reputados produtores desta região demarcada que funciona durante os meses de julho e agosto, de segunda a domingo, das 11h00 às 19h00, e que comercializa também outros produtos característicos do território bairradino, entre os quais doces, artesanato, azeite, vinagre, etc.
A abertura foi em 9 de julho, com a presença de Helena Teodósio, presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, e Jorge Sampaio, presidente Associação Rota da Bairrada, entidade promotora da loja em instalações cedidas pela Associação de Bodyboard da Praia da Tocha, no âmbito de um protocolo celebrado para o efeito. Presentes estiveram também o vice-presidente da edilidade cantanhedense, Pedro Cardoso, o presidente da Junta de Freguesia da Tocha, Fernando Pais Alves, o presidente da Comissão Vitivinícola da Bairrada, Pedro Soares, e a presidente da Confraria dos Enófilos da Bairrada, Célia Alves, entre outras entidades.
Lembrando “a condição do Município de Cantanhede como associado da Rota da Bairrada”, Helena Teodósio congratulou-se com “a abertura do Espaço Bairrada na Praia da Tocha durante a época balnear, o que, além de servir para comercializar e promover os vinhos e outros produtos da região associados ao enoturismo, constitui uma mais-valia para esta praia onde vale a pena passar férias, pela qualidade balnear, pela limpeza, pela sua atmosfera cativante, pela animação e pelos equipamentos de que dispõe, entre outros aspetos”.
Segundo a presidente da Câmara de Cantanhede, “a promoção turística deve ser desenvolvida numa perspetiva integrada, com base numa oferta devidamente estruturada em rede, e é isso que a Rota da Bairrada aqui está a fazer com a abertura deste espaço que sermais um polo de dinamização da Praia da Tocha e que tem condições para desempenhar um papel importante na divulgação dos fatores de atratividade do concelho e da região”.
Jorge Sampaio, presidente da Rota da Bairrada agradeceu ao Município de Cantanhede e à Associação de Bodyboard da Praia da Tocha “a oportunidade de a Bairrada estar mais forte com esta presença na Praia da Tocha”, salientando que “a missão da Rota da Bairrada é promover a região, o enoturismo e seus produtos endógenos, de modo a potenciar o desenvolvimento regional e apoiar a sustentabilidade do território”.
Concebidos com base num conceito destinado a evidenciar a identidade da região, os espaços Bairrada estão já implementados no Município de Anadia (Espaço Bairrada – Curia, sede da Rota da Bairrada) e no Município de Oliveira do Bairro, a que se juntam este Verão, em formato sazonal, os da Praia da Tocha e da Praia da Vagueira.
Quinzenalmente é apresentado um cartaz com prova de três vinhos/espumantes Bairrada, onde, de forma rotativa, o visitante pode fazer a degustação pelo valor de trêseuros, que poderão ser deduzidos em compras.
A Rota da Bairrada é uma associação sem fins lucrativos foi criada no final do 2006 com o objetivo de assegurar que a visita à região seja uma experiência marcante, propondo um leque variado de motivos para a descoberta do território através dos sentidos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário