terça-feira, 10 de julho de 2018

Startups - Uma análise SWOT por dia, nem sabe o bem que lhe fazia

Foto do autor

Startups

Por Ana Pimentel, Editora de Tecnologia e Startups
Estão familiarizados com as análises SWOT? Funciona mais ou menos assim: antes de tomarem uma decisão que dite o futuro da vossa empresa, carreira ou vida pessoal, agarrem num marcador e listem os pontos fortes, os pontos fracos, as oportunidades que daí emergem e as ameaças que vão ter de enfrentar. Está tudo assinalado? Ótimo. Agora, usem os vossos pontos fortes para melhorarem os fracos, aproveitem até ao último milímetro as oportunidades e resolvam as terríveis ameaças com o melhor dos fair-plays. No final, é suposto ficar tudo bem. Se não ficar, bom… Não culpem a mensageira.
Há duas semanas, moderei um debate que quase sem querer também fez uma análise SWOT à estratégia de políticas públicas utilizada para dinamizar o empreendedorismo: “Portugal e as Startups: riscos, oportunidades e o papel do Estado”. À conversa, estava o presidente do ISEG, Manuel Mira Godinho, o presidente da Feedzai, Nuno Sebastião, e Pedro Manuel Costa, investigador do Instituto de Políticas Públicas. Uma hora e meia depois, uma certeza: a mudança só acontece quando ouvimos as dores das pessoas — daqueles que querem fazer e não conseguem, daqueles que querem investir e não conseguem — e quando pomos outras pessoas a tentar resolver os problemas destas pessoas.
Mais do que dinheiro e incubadoras, as pessoas querem pessoas com quem possam aprender e partilhar. É por isso que o smart money é dos segredos mais bem guardados do capital de risco. Ontem, o Governo apresentou a renovação da primeira estratégia nacional para o empreendedorismo, lançada há dois anos, num pacote de 25 medidas e mais 300 milhões para apoiar empreendedores. Mas ouviu-os? Sabe quais são as dores destas pessoas? Fez uma análise SWOT aos últimos dois anos?
Quando D4rkFrame, Pi e Dant começaram a fazer vídeos no Youtube não precisaram de uma análise SWOT, só da Internet. E agora que são um dos fenómenos mais marcantes entre os mais novos, não lhes falta nada, nem uma Darkolândia. O Manuel Pestana Machado foi com o André Dias Nobre à nova casa dos Youtubers — aquela que surgiu depois destes três Youtubers se terem separado de Wuant e Windoh — e descobriu que por detrás de alguma doidice, existem jovens introvertidos, que às vezes também têm “fases más” e que só querem “estar perto das pessoas que lhes fazem bem”. Pessoas, lá está. Mais do que seguidores e uma casa, as pessoas querem pessoas.
A análise SWOT que faço deste email é bastante simples: para fazer face ao pouco tempo e espaço que tive para vos escrever hoje (pontos fracos), socorri-me dos anos que já levo disto e de todas as conversas acumuladas (pontos fortes), aproveitei que este é um canal de comunicação privilegiado que já nos liga há dois anos (oportunidade) e abracei as ameaças com o melhor dos fair-plays. No final, acho que ficou tudo bem. Se não tiver ficado, bom… Agora sim, culpem a mensageira.
Tenham uma ótima semana. Até terça!

PITCH

FotografiaSTARTUPS

Startups vão ter reforço de 300 milhões do Governo

Uma medida de incentivo fiscal na remuneração e a atribuição de vistos a trabalhadores estrangeiros para as empresas tecnológicas são algumas das medidas incluídas no programa Portugal Startup +.
FotografiaSTARTUPS

As startups que fecham já têm uma incineradora

O Incinerator é um projeto da Founders Founders que quer promover a partilha das aprendizagens que decorrem do encerramento de um projeto. A primeira edição acontece no Porto, a 10 de julho.
FotografiaTIVE UMA IDEIA

Glam to Glam: quantas vidas tem uma peça de roupa?

Chama-se Glam to Glam e é o primeiro "marketplace" português dedicado, em exclusivo, à moda em segunda mão. Qualquer pessoa pode vender e comprar roupa, sai mais barato e o ambiente agradece.
FotografiaSTARTUPS

Farfetch tem 60 vagas para estágios remunerados

O programa de estágios da Fareftch está na terceira edição. O Plug-In procura recém-licenciados nas áreas de Engenharia, Matemática, Produto e Design.
FotografiaANTÓNIO COSTA

Costa quer inovação como política transversal

O primeiro-ministro, António Costa, defendeu que a inovação tem de ser vista como um motor de desenvolvimento e uma política prioritária transversal a todas as áreas do Governo.
FotografiaGOOGLE

Programadores lêem os emails que troca no Gmail

Uma investigação do The Wall Street Journal concluiu que há centenas de programadores externos à Google que acedem aos emails trocados por milhões de pessoas no serviço de email da empresa.
FotografiaINTERNET

6 respostas sobre a lei que pode mudar a Internet

O fim dos memes e uma Internet menos livre ou a solução para as injustiças das discográficas? A nova diretiva dos direitos de autor é esta quinta-feira discutida no Parlamento Europeu.
FotografiaYOUTUBE

Fomos à Darkolândia, a casa de D4rk, de Pi e Dant /premium

Fomos à Darkolandia, a nova casa dos YouTubers D4rkFrame, Pi e Dant. Falámos sobre a responsabilidade que têm para com os mais novos, o sotaque brasileiro e os contratos com a nova agência.
O modelo de “crowdsourcing policy” tem uma virtude: permite que qualquer um de nós contribua de forma direta na melhoria da gestão dos recursos públicos.

RADAR GLOBAL

AGENDA

11 de julho

12 e 13 de julho

MAIS SOBRE STARTUPS
Mais pessoas vão gostar da Startups. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário