terça-feira, 17 de julho de 2018

360º- A morte de João Semedo; os 10 pontos que explicam o silêncio que Pinho hoje vai quebrar; e ainda 3 grandes dúvidas sobre Tancos

946629b0-05e0-4d31-a47b-080e2c165728.jpg

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia... 
... morreu João Semedo, o antigo coordenador do Bloco de EsquerdaUm cancro nas cordas vocais afastou-o da vida política, mas chegou a regressar e a concorrer à câmara do Porto. Acabaria por desistir, por razões de saúde. Nessa altura, deu uma entrevista de vida ao Miguel Santos Carrapatoso que vale a pena ler agora de novo: “Nunca desejei morrer, mas sempre achei que a morte me apanharia feliz.

Manuel Pinho deve ter estado a preparar-se toda a noite para quebrar um silêncio que dura há 98 dias e dar pela primeira vez explicações sobre as muitas suspeitas que o envolvem. O Luís Rosa resume os 10 pontos essenciais sobre os quais o ex-ministro da Economia vai ter de falar no DCIAP de manhã e no Parlamento à tarde. Vai ser uma terça-feira muito preenchida.

Mas o dia não vai ser só difícil para Pinho. O ministro Azeredo Lopes também vai estar no Parlamento e ainda que o tema seja a NATO vai ser metralhado com a polémica de Tancos (desculpem o trocadilho fácil). Continuam por explicar três grandes dúvidas sobre o maior assalto da história militar, como recorda o Pedro Raínho, há uma enorme pressão de Belém, e Rui Rio não exclui juntar-se ao CDS (perante o silêncio da esquerda) na intenção de pedir uma comissão de inquérito.

De ontem à noite veio também a notícia de que o gabinete do PSD na Assembleia Municipal de Lisboa foi atingida por disparos. Luís Newton, líder da bancada, garante que os deputados municipais do PSD, envolvidos em polémicas no interior do partido e na operação Tutti Frutti, “não se deixarão intimidar".


 
    Outra informação relevante 
    Ronaldo chegou com tudo à Juventus: "A idade não importa"; "não vim passar férias"; e "vou tentar surpreender-vos mais uma vez", foram algumas das afirmações do jogador aos mais de 200 jornalistas que o quiseram ouvir na apresentação em Turim. Com um bicada ao Real (dizendo que a decisão de se mudar "foi fácil" e ninguém ficou "a chorar" por ele em Madrid), CR7 prometeu lutar pela conquista da Liga dos Campeões e por mais uma Bola de Ouro.

    A nova etapa da carreira do jogador português e melhor do mundo (que está nas capas de todos os jornais) quase ofuscou o outro acontecimento do dia (já lá vamos). Daí termos preparados vários trabalhos para ler com tempo:

    E agora sim, o que ficou das duas horas em que Putin e Trump estiveram juntos em Helsínquia, o grande acontecimento internacional do dia de ontem? Na conferência de imprensa após a cimeira, Putin admitiu que preferia Trump a Hillary, mas rejeitou qualquer interferência nas eleições norte-americanas. E Trump não responsabilizou Putin por nada e guardou ataques para dentro de portas.


    A lei do alojamento local será discutida esta terça-feira no Parlamento. E há grandes alterações a caminho: o PS quer multas até 35 mil euros para quem tiver mais de sete alojamentos parar arrendar a turistas, diz o Negócios.

    Ora a Comissão Europeia diz que os preços praticados pela Airbnb violam as leis europeias e exige esclarecimentos até final de agosto.

    Do lado da Justiça veio uma vitória para a SIC sobre a exibição do polémico programa SuperNanny. O Tribunal Judicial de Oeiras decidiu que o terceiro episódio não representa uma "ameaça ilícita à personalidade dos menores".

    Não sei se a decisão seguiu por escrito ou por via eletrónica, porque o Campus de Justiça de Lisboa e outros tribunais estão com falta de papelOs funcionários foram avisados que só devem usar as reservas em casos urgentes, noticia hoje o JN.

    E também não sei se há uma boa razão, mas o Tribunal Constitucional deixou passar o prazo para aplicar multas aos partidos. Que se livram assim de pagar mais de 400 mil euros de irregularidades nas contas de 2009, avança a TSF

    Pode também parecer difícil de acreditar, mas a empresa pública que gere os activos tóxicos do ex-BPN paga a dois ex-gestores do banco mais do que ganha o Presidente da República ou o primeiro-ministro. As contas são do Público.

    A petição para definir a residência alternada dos filhos em caso de divórcio vai ser hoje apresentada no ParlamentoMas há cada vez mais associações contra.

    Para terem manuais escolares gratuitosos pais vão ter de se inscrever numa plataforma online.

    Em Espanha, cresce o escândalo que envolve o rei Juan Carlos e a sua ex-amante. O ex-líder dos serviços secretos testemunhou à porta fechada e revelou conversas e esquemas de corrupção que põem em causa o rei emérito e toda a coroa espanhola.



    Do Mundial sobra ainda a eleição dos golos de Ronaldo e Quaresma entre os 18 melhores da competição, por isso o melhor é vê-los todos. E foi conhecido um outro lado menos consensual da agora famosa presidente croata.

    Os nossos Especiais 

    Os impérios foram mesmo todos maus para a evolução do mundo? O José Carlos Fernandes leu o "Visões imperiais", de Krishan Kumar, e descobriu que não. Contrariando a tendência geral para realçar a brutalidade e a opressão dos impérios que dominaram o mundo, o livro põe em relevo o seu “espantoso registo de sucessos".

    A nossa opinião

    • Rui Ramos escreve sobre "Uma decisão para os outros": "A lição política que todos tiraram do ajustamento de 2011-2014 foi esta: quem afrontar os interesses instalados, estará apenas a dar aos seus rivais a possibilidade de representar esses interesses".
    • Laurinda Alves escreve sobre "Viver no campus": "Este novo campus da Nova SBE é um marco no país. Portugal e a marca portuguesa são mais ricos porque esta e outras boas universidades existem, mas a construção deste campus é uma aula cheia de lições".
    • Paulo de Almeida Sande escreve sobre "A fábula da 'croissanterie' dos ovos de ouro": "Somos de extremos. E acreditamos nos que nos dizem sermos os melhores, como acreditamos quando afirmam sermos os piores, sobretudo se for dito por estrangeiros. Somos estrangeirófilos com orgulho".
    • Diana Soller escreve sobre  "A NATO, a Rússia e o fim de uma era": "A trave-mestra da estratégia norte-americana consiste em privilegiar a relação com a Rússia. Uma parceria para contrabalançar a China. Neste contexto os aliados europeus tornaram-se quase dispensáveis".
    Notícias surpreendentes 

    Antes de morrer, Anthony  Bourdain deu uma longa entrevista que agora só agora foi revelada. Na conversa com Maria Bustillos, editora da revista Popula, o chef fala de tudo, até sobre a forma como imaginava a morte de Harvey Weinstein: de robe, num hotel...


    Lady Gaga já é dona da sua própria startup e os investidores são de topo. A cantora vai lançar uma marca de beleza e Silicon Valley apoiou a ideia

    Isabel II não foi ao batizado do neto mais novo, o príncipe Louis, mas aparece no retrato oficial. O fotógrafo arranjou forma de não se esquecer da Rainha. Veja lá se descobre como.

    Como deve ter percebido, o dia vai ser agitado, mas no Observador estaremos atentos a tudo o que se vai passarE não deixe de conhecer o nosso novo programa de assinaturas, o Observador Premium

    Tenha uma boa terça-feira

     
    Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
    no Facebook no Twitter por e-mail
    Leia as últimas
    em observador.pt
    Leia as últimas
    em observador.pt
    Observador
    ©2018 Observador On Time, S.A.
    Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário