terça-feira, 17 de julho de 2018

Pedro Coimbra: “Uma nova ETAR pode ser uma solução… mas, não é a única!”

Uma comitiva de três deputados do PS eleitos pelo Círculo de Coimbra esteve esta segunda-feira a visitar alguns locais para tentar perceber a dimensão do problema ecológico que se vive na região compreendida pelos Concelhos de Mira e Cantanhede.
Pedro Coimbra foi o porta-voz do grupo de pessoas que esteve durante algumas horas a ver in loco o que se passa. O renomado deputado começou por afirmar que este é "um problema que tem afetado gravemente as populações e também todo o tecido económico local... aquele que produz riqueza e trabalho, tendo um impacto direto, inevitavelmente, no turismo".
Quanto ao tema em si, o que o deputado afirmou foi que "aparentemente, tudo o que tem acontecido resulta do alargamento no coletor principal que liga à ETAR de Ílhavo. As soluções, ao longo do tempo, que seriam de emergência passaram a ser de... permanência!". Desta forma, concluiu o raciocínio dizendo que acabou por "falar com o Presidente das Águas do Centro Litoral, que garantiu-me estar atento e preocupado em encontrar uma solução. Esta entidade pertence às Águas de Portugal e, cabe-nos a nós, zelar para que o trabalho se faça a contento".
Garantindo estarem todos "preocupados em resolver o problema o mais rápido possível", acabou por assumir, entretanto, "que apesar de todos os esforços, sabemos que não haverá uma solução técnica no imediato...". Ficou no ar, no entanto, um certo espanto pelo facto de, nos últimos dias, as "descargas terem diminuído substancialmente... isso não está bem explicado, porém seria ótimo se esta diminuição permanecesse". 
Quanto a uma possível construção de uma nova ETAR, Pedro Coimbra preferiu minimizar a solução, afirmando que esta é "uma das alternativas", mas não a única. "Aparentemente uma ETAR a montante de Mira, que alivie o coletor principal, é uma boa solução, mas construir uma ETAR carece de processos que não demoram pouco tempo..."
Francisco Reigota, Presidente da Junta de Freguesia da Praia de Mira interveio para afirmar que "todo o sistema tinha algumas falhas... ficaram, portanto as tais medidas mitigadoras e a eventual construção de uma ETAR, com o que nós, da Praia de Mira não concordamos, uma vez que esta só resolveria o problema de Cantanhede". Indo mais longe, Francisco Reigota classificou as tais medidas mitigadoras como "matadoras" no atual quadro. Voltou a referir-se na diminuição das descargas, demonstrando também certa estranheza pelo que está a se passar, preferindo crer que "talvez as Águas Centro Litoral possam estar a atuar...".
Que tipo de ETAR seria construída? esta é uma questão que ficou no ar e que os deputados do PS prometem estar atentos, bem como onde seria e em que prazo. Como certeza, mesmo, ficou a garantia é preciso que - a ser construída - "permita aliviar, definitivamente, o coletor principal, uma vez que o alargamento efetuado na rede poderá não ter sido o necessário para que se produzisse o efeito desejado!".
Jornal Mira Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário