terça-feira, 31 de julho de 2018

Hora de Fecho: 50 anos. Bastidores da queda de Salazar da cadeira /premium

Logo Observador

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
Uma visita do enfermeiro-calista, a queda da cadeira mantida em silêncio, dois meses sobre os quais pouco se soube e uma operação que o salvou mas mudou o regime. Os detalhes daqueles 60 dias.
Risco permanente e "imprevisível". A República Centro Africana é o mais duro cenário com militares portugueses. Em setembro, uma força parte em missão. Acompanhámos o treino desta unidade especial.
O Chefe do Estado-Maior do Exército comunicou ao parlamento que não pode entregar a lista de material recuperado do furto aos paióis de Tancos, em 2017, por estar em segredo de justiça.
A secretária-geral do Sistema de Segurança Interna garantiu que os factos conhecidos sobre o assalto a Tancos, em 2017, em nada alteraram o nível moderado de alerta terrorista em Portugal.
A líder do BE admite que o negócio contraria os princípios do partido e que Robles "fez o que devia" quando se demitiu, mas defende o ex-vereador e acena com agenda política por detrás da cobertura.
A assessoria jurídica de Belém pode sustentar um chumbo de Marcelo ao diploma para a habitação que, na sequência do caso Robles, gerou polémica com o Bloco de Esquerda na última semana.
Os turistas ingleses, que estavam numa despedida de solteiro em Espanha, pagaram 100 euros a um sem-abrigo para tatuar o nome do noivo na testa.
Um ano depois da "Baleia Azul", as autoridades estão preocupadas com a "Momo", uma personagem fictícia online que rouba informações a crianças e jovens e pode até incentivar ao suicídio.
Documento assinado por Poiares Maduro, Samuel Almeida, Rodrigo Roquette ou Jaime Mourão Ferreira explica perigos que a multiplicação de listas pode trazer. Dúvida: alguém aceita os reptos propostos?
À margem da oficialização da candidatura de Frederico Varandas, Jaime Marta Soares, líder da MAG, defendeu independência da Comissão de Fiscalização mas pediu celeridade no processo dos ex-dirigentes.
Frederico Varandas foi o primeiro candidato à presidência do Sporting a formalizar a entrega do "caderno de encargos" ao sufrágio de 8 de setembro e abordou entrada em cena de José Maria Ricciardi. 
Opinião

José Manuel Fernandes
O episódio Robles, tal como outros envolvendo celebridades da esquerda chique (Iglesias, Varoufaquis), só é compreensível indo às raízes do pensamento radical, ao porquê da sua arrogância sem vergonha

Inês Relvas
Aparentemente ser feminista implica uma perfeição constante na defesa incansável dos valores da igualdade. Mas há lutas e causas com as quais eu não me identifico.

Manuel Villaverde Cabral
Faltou explicar como é que, tendo declarado um rendimento anual de 20.000€ enquanto vereador, um banco lhe emprestou 600 mil€ a 16% de juros. Isso levaria mais de 50 anos a liquidar… Será crível?

João Pedro Marques
"Os Sons do Silêncio" não é auto-flagelação, é historiografia feita com o máximo de rigor que me foi possível, tentando não omitir nada, nem o positivo nem o negativo, nem o louvável nem o censurável.

Paulo de Almeida Sande
Livre arbítrio e respeito pelas opiniões alheias são importantes numa sociedade cada vez mais polarizada, mas não podem sacrificar a verdade. E não, 2+2 não são 22. Não, a ida à Lua não é uma cabala.
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
©2018 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário