sexta-feira, 27 de julho de 2018

Marisco, jazz ao ar livre e praia (mais ou menos). Agosto chegou

Lifestyle Imagem de destaque
Quinta-feira, 26 Julho 2018
Fotografia do autorPor TIAGO PEREIRA
Editor de Cultura
Então olá a todos. Que o mês de agosto vos receba de braços abertos e se lembre de ser agradável com quem quer fazer uma praia boa. Vá lá, a sério, só uma prainha, vamos lá acabar com esta brincadeira do “de manhã está farrusco, mas à tarde deve abrir”.
Junho costumava ser incrível. Julho era calor certo, abrasador. Hoje tudo isto está meio avariado, mas ainda assim continua a haver muita esperança em agosto. É o mês das férias por excelência, só porque as escolas estão fechadas e as repartições públicas têm cerca de um funcionário ao balcão e os cafés que ainda têm escrito “snack-bar” no toldo colocam aqueles papéis mal escritos nas portas a dizer que estão fechados para “descanso do pessoal”.
Não sei bem se nos meus tempos de petiz ia à praia sobretudo em agosto. Não tenho ideia nenhuma. Mas apreciava bastante a viagem, mesmo que isso significasse acordar por volta das sete da manhã, enquanto o meu pai ia dizendo cada vez mais alto que já era tarde e que o trânsito já devia estar um inferno. A parte boa de chegar muito cedo é que quando era manhã de maré vazia, não havia nada melhor do que apanhar cadelinhas na areia (ou tentar). Cadelinhas, ou aquela espécie de amêijoa do pobre que usa os calcanhares para fazer buracos na areia à espera que as desgraçadas venham à superfície.
Era um encanto, era sim senhor, mas isto foi só mais um engodo para dizer que hoje é mais divertido ficar à espera que o marisco chegue à mesa. Sai mais caro, verdades, mas é o que é. E sejamos francos: para que é que queremos o dinheiro afinal? (Não respondam, a sério, não vale a pena). Chegado a este parágrafo, já vos posso dizer que o Diogo Lopes foi visitar um novo restaurante de marisco, mais uma abertura em Lisboa, só para aborrecer aqueles que dizem que no verão não acontece nada na cidade. Missão cumprida.
Se isto não vos interessa — nem a minha história, nem o marisco — esta semana podem saber mais sobre jazz ao ar livre (verão), vestidos com bordados de Viana (também é muito do verão) ou, porque não, cuidados a ter com os solários, esses instrumentos demoníacos (isto também é verão, mas num formato exagerado).
Em alternativa, se as manhãs continuarem farruscas e o vento insistir na sacanagem, leiam os nossos especiais. Este, por exemplo. Ou este, que também vale a pena. Isto é tudo conteúdo premium, rapaziada. Em todos os sentidos. E deixem-se de frases como “mas nas férias não quero internet”. Até parece que a internet tem culpa de tudo. Sinceramente. A internet, na verdade, chega a ser culpada de coisas maravilhosas.
Até para a semana.

PARA FAZER

FotografiaCINEMA

Três filmes para ver esta semana

A mais recente realização de Michael Haneke, rodada em França, o filme português "Linhas de Sangue" e mais uma versão da peça "A Gaivota", de Tchékhov, são as escolhas de Eurico de Barros esta semana.
FotografiaEXPOSIÇÕES

Livros do Convento da Arrábida expostos em Lisboa

Livros do Convento da Arrábida são mostrados pela primeira vez ao público, a par de esculturas religiosas e alfaias litúrgicas, na exposição que é inaugurada na quinta-feira, no Museu do Oriente.
FotografiaFESTIVAIS DE MÚSICA

O que não pode perder no Jazz em Agosto

Dez concertos e um filme: estas são as sugestões do Observador para o festival que arranca esta sexta-feira. Há muito jazz ao ar livre para ouvir em Lisboa. A programação é dedicada à obra de Zorn.

PARA COMPRAR

FotografiaRESTAURANTES

Três chefs, um atelier e mesa para 12

Um jantar de seis pratos feito por três chefs serviu para apresentar uma nova opção para foodies: o TheFork Insider distingue os melhores restaurantes em cada cidade. E as propostas mais exclusivas.
FotografiaOBS LAB

Leitura de verão para mulheres extraordinárias

Se acredita que todas as histórias começam com uma mulher extraordinária, “As Sete Irmãs – A história de Maia” é o livro ideal para as suas férias de verão.
Fotografia100% PORTUGUÊS

Bordados de Viana renascem com a Martine Love

Uma tradição secular quase esquecida ou vendida por vezes ao desbarato renasce nos vestidos Martinelove que, mais do que moda, são um projecto de empoderamento feminino 100% português.

PARA SABER

FotografiaNOSTALGIA

Os Achilles de Brito. Uma história com 100 anos/premium

Com uma marca de sabonetes, fundada em 1918, iniciou-se uma linhagem de empresários unidos pelo mesmo nome. Cem anos e quatro gerações depois, fomos conhecer a história dos Achilles de Brito.
FotografiaSEXO

E quando é ele que não quer ter sexo? /premium

Os preconceitos dizem que quando não há sexo num casal heterossexual é porque "ela não quer". Mas a verdade é que o desejo dos homens não sobrevive a tudo. Tentámos descobrir porquê.
FotografiaBELEZA E BEM ESTAR

Solários. Porque continuam a ser usados?

A obsessão dos solários voltou e alguns países estão a tentar bani-los. Conheça histórias que mostram o perigo real destes aparelhos e alguns factos para deixar de vez de os utilizar.
FotografiaMAQUILHAGEM

O fim das toalhitas desmaquilhantes está próximo?

A grande maioria das toalhitas é feita de poliéster e outros materiais com efeitos catastróficos no ambiente. Ou todas as marcas desenvolvem alternativas biodegradáveis ou poderão vir a ser banidas.

OBJETO DA SEMANA

VISITE O LIFESTYLE
Mais pessoas vão gostar da newsletter de Lifestyle. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2018 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário