quinta-feira, 9 de agosto de 2018

360º As histórias e as fotos ao 7º. dia de fogo em Monchique; e entrevista a Nilton no terraço do Observador, com um telefonema surreal a Sousa Cintra

946629b0-05e0-4d31-a47b-080e2c165728.jpg

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia... 


O descontrolo do fogo ganhou proporções cuja destruição é possível ver neste vídeo de um drone. E escureceu o céu das praias algarvias, enchendo de cinzas os areais, como mostram várias fotos.

Para António Costa, no entanto, Monchique é a “exceção que confirma o sucesso” no combate aos incêndios. O primeiro-ministro até avisou que o fogo vai continuar nos próximos dias e que só a "vela de um bolo de aniversário todos apagamos com um sopro".

Mais explicações. O comando nacional da Proteção Civil assumiu o comando das operações dois dias depois do tempo: a liderança devia ter acontecido às 2h00 de sábado e só aconteceu esta terça, escreve o Público. Mas a substituição do comandante distrital, que já falhara no passado, desta vez aconteceu por um processo automático.

A preocupação, no entanto, chegou à Casa de BragançaD. Afonso, filho de D. Duarte, está em estágio nos Bombeiros Voluntários de Lisboa. Ainda tem muito que aprender para poder apagar fogos, mas é essa a sua intenção.

Do Algarve para o mundo. A Argentina voltou a chumbar a legalização do aborto até às 14 semanas. Depois de um debate de 15 horas, o 'não' venceu no Senado pela sétima vez, apesar da enorme mobilização de jovens. O país do Papa mantém-se com uma lei de 1921.

Na Venezuela, o Supremo mandou deter o líder da oposição e ex-presidente do Congresso por envolvimento no alegado atentado contra Nicolàs Maduro. O Governo venezuelano revelou também vários vídeos que diz mostrarem que os atacantes foram treinados na Colômbia, tinham promessa de residência nos EUA e terão recebido 43 milhões de dólares.

Um novo sismo de magnitude 5,9 atingiu já esta quinta-feira a ilha Lombok, na IndonésiaÉ o terceiro no espaço de 11 dias. O passado domingo fez já 164 mortos.





Outra informação relevante 

A taxa de desemprego voltou a diminuir para 6,7% e está em mínimos de 2004. O emprego cresceu mais entre as mulheres e trabalhadores com mais de 65 anos. O sector do imobiliário foi o que teve o crescimento mais expressivo.

Quase 2.400 veículos BMW serão chamados à revisão em Portugal. Uma investigação do fabricante revelou que o mau funcionamento do escape pode, em casos extremos, originar um fogo em alguns modelos com motores a gasóleo. O melhor é saber porquê.

Um burla com carros usados e importados está a preocupar as seguradorasOs automóveis são comprados no estrangeiro, valorizados em Portugal e depois passam por uma simulação de furto. Cada um pode render 10 mil euros aos burlões, conta o JN.

Apesar na situação de caos nos comboios, as Finanças fizeram cativações de mais de 100 milhões ao sectorCongelaram aos transportes ferroviários 100,4 milhões de despesas com aquisição de bens, serviços e projectos. São 16% do total de cativações, diz o Jornal de Negócios.

No Sporting, afinal o prazo para apresentar candidaturas às eleições mudou de um dia para o outro. Literalmente. Era para ter terminado ontem às 18 horas. Agora só termina hoje. Rui Jorge Rego foi o oitavo a formalizar a sua lista. Antes, Dias Ferreira tinha-se apresentado e recusado fusões.

No primeiro debate faltaram metade das listas e falou-se de metade dos temas, mas a parte financeira surgiu como o principal problema. O Bruno Roseiro resumiu tudo neste título "Dos 120 milhões a breve prazo ao jogador que ganha cinco milhões sem jogar".


No futebol internacional foram as transferências de guarda-redes a dar que falarO Real Madrid foi buscar o belga Thibaut Courtois ao Chelsea, que o substituiu de imediato pelo espanhol do Bilbao Kepa Arrizabalaga. Pormenor: Kepa custou 80 milhões de euros e tornou-se o defensor de balizas mais caro de sempre.

Nos Europeus de Natação, foi batido o recorde mundial dos 50 metros costas. Por um jovem russo com borbulhas, que usa uma touca cor de rosa e que nem se apercebeu do que se tinha passado. Faz parte de uma nova geração que vai dar que falar, este Kliment Kolesnikov.

Os Estados Unidos também vão impôr sanções à Rússia por causa do envenenamento do ex-espião russo Sergei Skripal e da sua filha no Reino Unido. Tudo passará por restringir a exportação de tecnologia sensível.
Ainda nos EUA, as 11 crianças que foram encontradas no Novo México mantidas em cativeiro estariam a ser treinadas para tiroteios em escolas.

A Bélgica concedeu eutanásia a menores com 9, 11 e 17 anos. São os casos mais jovens de sempre a receber autorização para morte medicamente assistida.

O Governo de São-Tomé diz ter impedido  uma “acção terrorista” que pretendia sequestrar o Presidente e assassinar o primeiro-ministro. Há três espanhóis detidos.





Os nossos Especiais 

Nilton foi o segundo convidado do Observador Summer Sessions, as entrevistas no nosso terraçoNa conversa com o Gonçalo Correia deu para falar da maldição Soraia Chaves e do sem-abrigo que foi da seleção do Brasil. Dos pais e dos refugiados. De Robles e de Câncio. Mas houve também um telefonema surreal para Sousa Cintra, que pode ver no vídeo.




A nossa opinião

  • Eu escrevo sobre "Quando é que Costa nos dá uma explicaçãozinha?": "Costa aparece primeiro como expert de gabinete, a exibir-se no controlo via Twitter. E depois a mostrar-se especialista insensível a 200 km de distância. Mas ainda não explicou o negócio SIRESP".
  • Gabriel Mithá Ribeiro escreve "Que se lixem os 5’s de Outubro, os 28’s de Maio e os 25’s de Abril": "O correr dos séculos colocou os portugueses comuns nas mãos de elites toxicodependentes de ruturas políticas. Celebrar tantas revoluções contribui para perpetuar no tempo as causas do atraso português."
  • Margarida Mano escreve sobre "Como avaliar um Governo que não gosta de avaliações?": "A atual política da Educação assenta num experimentalismo centralmente iluminado, sem sustentação empírica e onde a avaliação, central numa visão humanista de melhoria da sociedade, é desvalorizada".




Notícias surpreendentes 
Nas estreias da semana nas salas da cinema, o destaque vai para “Vendeta”, da francesa Coralie FargeatO filme sobre a vingança de uma rapariga dos três homens que a violaram e tentaram matar é, segundo o Eurico de Barros, sensacionalista, primário e grotesco. Mas há outras sugestões.

Ainda Robert Redford, cuja carreira está prestes a chegar ao fim. Porque apesar de todo o sucesso que o actor alcançou, a sua vida familiar foi marcada por vários dramas.


Para desenjoar, comida e música. Que é como quem diz, o festival “Chefs on Fire". Uma fogueira no chão de 90 metros quadrados, sete chefs e seis músicos portugueses.

Terá de ficar de água na boca até setembro, mas até lá não lhe faltarão boas notícias no Observador. Conheça ainda o nosso programa de assinaturas, o Observador Premium

Boa quinta-feira
 
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2018 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário