quarta-feira, 15 de agosto de 2018

Castelos e mergulhos

Fugas
P
 
 
  Sandra Silva Costa  



À hora a que escrevo estas linhas, o incêndio na serra de Monchique está dado como dominado, mas ainda se temem reacendimentos. 
Triste sina a nossa, que ano-após-ano-após-ano-após-ano assistimos a um flagelo de chamas. Mas, enquanto alguns de nós assistem apenas, outros, os que lá estão, lutam desesperadamente pela vida, pelo trabalho de uma vida, pela casa de uma vida. Em 2017, com Pedrógão, primeiro, e a Região Centro, depois, faltaram-nos as palavras. Esperemos que este ano não faltem e que Monchique, e o Algarve, renasçam depressa das cinzas.
Pode parecer-lhe paradoxal, caro leitor, que uma newsletter como esta, que celebra as coisas boas da vida, comece precisamente por uma tragédia. Mas, como passar-lhe ao lado? Mais ainda quando, por ironia do destino, grande parte das propostas que temos para si são justamente no Algarve? É Agosto, meio Portugal está a Sul e foi a pensar nele que elencámos uma série de propostas para ajudar a tornar as férias mais proveitosas. Para o Algarve, portanto, mas com respeito por Monchique e com os cuidados que se impõem numa época crítica como esta.
Começamos pela proposta da Mara Gonçalves, que foi até Moncarapacho, Olhão, conhecer a renovação a que foi sujeito o hotel Vila Monte Farm House, que, num espaço que funde ingredientes regionais à sofisticação contemporânea, assume agora as raízes algarvias. A história conta-se aqui. De Olhão seguimos para Faro, à boleia do José Augusto Moreira, que descobriu no Faz Gostos, em plena cidade velha, um restaurante que, também ele, honra as suas origens regionais. Ora prove, se faz favor. Por fim, continuamos a acompanhar a autocaravana da Rute Barbedo, que esta semana vai de Pereiro até Albufeira perceber os contrastes entre uma vida errante e uma vida de resort.

Do Algarve seguimos para a Beira Interior e vamos com a Carla B. Ribeiro descobrir as fortalezas que guardam o coração da raia. Uma viagem de castelo em castelo que nos leva de Penamacor a Trancoso, passando por Almeida, Longroiva ou Pinhel, e temperada ainda com lendas fantásticas. Siga!

Já que andamos por estas paragens, é só mais um saltinho a Trás-os-Montes, onde se escreve a geografia de João Pedro Marnoto, que durante uma década fez desta região a sua casa. Fotografou, filmou, percebeu as entranhas do mundo rural. O livro Nove Meses de Inverno e Três de Inferno é possivelmente "um dos últimos registos" de uma "ruralidade em mudança". O protagonista da semana esteve à conversa com a Mariana Correia Pinto.

Viramos agora a agulha lá para fora.  Primeiro descobrimos Bilbau com a Rute Barbedo, que nos conta como “a cidade dos arquitectos” está agora apostada em atrair empresários e investigadores; a seguir sonhamos com uma viagem ao parque subaquático que é o golfo de Aqaba, na Jordânia, aonde o Paulo Curado foi assistir ao afundamento de um Hércules C-130 que agora faz as delícias dos mergulhadores. Por fim, a Luísa Pinto ajuda-nos com os argumentos para convencer as crianças a conhecer cidades como Paris, Londres, Copenhaga ou Barcelona.

Acho que por hoje estamos conversados. Volto para a semana, com mais propostas para as suas férias. Até lá, boas viagens!

Nenhum comentário:

Postar um comentário