quarta-feira, 1 de agosto de 2018

Em 28 de julho, assinalando o Dia do Agricultor Agricultura esteve em debate na Expofacic



Como habitualmente, o Dia do Agricultor da 28.ª Expofacic foi dedicado ao debate de temas do setor que estão na ordem do dia. Na sessão realizada para o efeito no auditório do Centro Social e Paroquial de S. Pedro, em 28 de julho, a presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio, enalteceu a iniciativa conjunta da INOVA, ADELO, Adega Cooperativa de Cantanhede, Cooperativa Agrícola de Cantanhede e Cooperativa Agrícola da Tocha, pela orientação dada ao programa. ”Estas jornadas temáticas são um contraponto importante ao ambiente de celebração e festa que a cidade vive por estes dias, porque, no contexto de uma tão grande feira de atividades económicas, faz todo o sentido haver oportunidade para a reflexão e o debate de questões que interessam aos agentes económicos, neste caso da agricultura”, sublinhou.
Segundo a autarca “é fundamental o diálogo dos agricultores com técnicos ligados ao setor, cujo conhecimento das questões que hoje se levantam nas áreas específicas em que trabalham pode ajudar a ter uma melhor perspetiva sobre os problemas e certamente sobre os mecanismos e oportunidades para os resolver”.
A propósito do tema Soluções Crédito Agrícola para Agricultores, a líder do executivo camarário afirmou que estas são “um suporte fundamental em todas as áreas de atividade e que quem trabalha no setor agrícola não pode negligenciar”, após o que deixou aos presentes um repto para que “aproveitem convenientemente as oportunidades que surgem no âmbito dos programas de financiamento comunitário como os que estão sob gestão da ADELO - Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego. Já há bastantes candidaturas aprovadas e outras com o financiamento dos projetos em curso, o que reflete bem o excelente trabalho que a ADELO tem vindo a desenvolver na implementação da Estratégia de Desenvolvimento Local (EDL) em Cantanhede e restantes concelhos que fazem parte do seu território de intervenção”, considerou.
Helena Teodósio referiu ainda que “à autarquia cabe incrementar condições que propiciem o desenvolvimento do setor e o aumento dos rendimentos da população agrícola, o que aliás está na base da criação do Gabinete Municipal de Apoio ao Agricultor, um serviço vocacionada para ajudar os produtores em todos os aspetos relacionados com a sua atividade, quer aos que já se encontram instalados, quer aos jovens que pretendem iniciar-se como empresários do setor”.
A respeito de as Castas Tradicionais da Bairrada, a presidente da Câmara Municipal adiantou que a autarquia está a organizar o Congresso da Baga, agendado para o último trimestre do ano, com o qual vamos “promover nacional e internacionalmente a excelência dos vinhos produzidos a partir desta casta autóctone, tirando partido de todo o potencial da iniciativa ao nível da dinamização do enoturismo”.
As jornadas técnicas do Dia do Agricultor na Expofacic incluíram ainda a abordagem de temas com O Melhor Eucalipto, Prevenção de Acidentes com Equipamentos Agrícolas e Novas Ameaças à Agricultura: Pragas e Doenças de Quarentena, tendo terminado com um debate moderado por José Paulo Dias, diretor adjunto da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro.



Nenhum comentário:

Postar um comentário