sexta-feira, 28 de setembro de 2018

360º- Rosa e Tó Mané: a relação secreta que acabou no assassínio premeditado do triatleta Luís; quem são os responsáveis pelos 694 crimes de Pedrógão?

946629b0-05e0-4d31-a47b-080e2c165728.jpg

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia... 
... Brett Kavanaugh , o juiz que Trump quer no Supremo dos EUA, chorou, mostrou-se irritado e negou tudo. Christine Blasey Ford, a mulher que o acusa de agressão sexual, disse-se "aterrorizada" mas manteve-se sempre seguraO testemunho de ambos ontem no congresso, ao longo de mais de dez horas com transmissão em directo, foi brutal.

Ainda nos EUA, Elon Musk vai ser multado pelo regulador norte-americano por ter alegadamente inventado um comprador para a Tesla. Em causa estão tweets de 7 agosto que fizeram as ações da fabricante de automóveis elétricos subir 11%. Agora está em risco o seu lugar como presidente da empresa.

O Arcebispo que acusou o Papa Francisco de encobrir os abusos sexuais na Igreja escreveu nova carta acusatória“Quem cala consente”.

O Benfica empatou em Chaves e deixou a liderança à mercê de FC Porto (que joga hoje com o Tondela) e Sp. Braga, em véspera de clássico com os portistas na Luz. Depois de o jogo ter sido adiado mais de uma hora devido à chuva torrencial, o segundo golo flaviense que valeu a divisão de pontos foi marcado já nos descontos: na crónica, a Mariana Fernandes fala de uma tempestade arménia, sem deixar de destacar Rafa.

Outra informação relevante 

A morte do triatleta nasceu de uma relação secreta que acabou num dia pensado pela mulher e o seu amante. A Mariana Béu, a Carolina Branco e a Sara Antunes de Oliveira falaram com os pais de Rosa Grilo, os amigos de Luís e pessoas que conhecem Tó Mané, o oficial de justiça que a sua mulher conhecia dos tempos de escola. A isso juntaram detalhes da investigação. E contam a história.

Pouco mais de um ano depois, já saiu a acusação de Pedrógão Grande. O Luís Rosa foi ler os detalhes destacados pelo Ministério Público e encontrou números avassaladores: são 694 os crimes e mesmo muitos os responsáveis. Entre eles estão cinco dirigentes da Proteção Civil e da EDP, acusados de homicídio por negligência de 63 das 66 pessoas que morreram. Os autarcas foram responsabilizados por falta de manutenção. 

Marcelo não resistiu e reagiu às críticas de Cavaco sobre a não recondução de Joana Marques Vidal como PGRSugeriu que faltou sentido de Estado ao ex-Presidente, que o fundo, afirmou que era "a mais estranha decisão do seu mandato. Uma troca de farpas que revela um relação que sempre foi difícil.

Ora a primeira grande 'decisão' ainda com Joana Marques Vidal no cargo mas já substituída por Lucília Gago acontece hoje às 16h00: o sorteio do juiz que ficará com a instrução do processo MarquêsA escolha eletrónica vai determinar se será Ivo Rosa ou Carlos Alexandre a decidir se leva a julgamento, entre outros, o ex-primeiro-ministro José Sócrates.

O PS (ou seja, o governo) também não resistiu e deu o tiro de partida das propostas eleitoralistas, a um ano de legislativas. Já está a estudar (e até negociar) aumentos na função pública para 2019, o ano em que o país vai a votos. Os sindicatos já fizeram contudo questão de mandar dizer que recusam "aumentos só para alguns"



Se dúvidas houvesse, aí está como o PS cedeu aos taxistas. Vai propor que as câmaras limitem o número de Uber's por município, escreve o Jornal de Negócios.

Um inspetor da PJ Militar ligado a Tancos apanhou dois homens junto ao seu carro, a meio da madrugadaSacou da arma e apontou-a aos suspeitos. Mas, afinal, eram da ambos da “policia”. O caso podia ter acabado mal, conta o Pedro Rainho.

No PSD, Pedro Duarte volta a posicionar-se na sucessão a Rui Rio. Em entrevista à TSF e ao Dinheiro Vivo, considera que devia acontece o quando antes, "a bem do país".


Já mais inesperada foi a confirmação do envio do SMS sobre o Benfica por parte do secretário de Estado da Juventude e do Desporto. João Paulo Rebelo negou contudo qualquer favorecimento ao clube: disse que a mensagem para o Instituto Português da Juventude e do Desporto, cujo presidente, Augusto Baganha, foi demitido, era para entregar o assunto a quem tinha competência para o tratar.

Ainda no desporto, duas últimas notícias relevantesA Alemanha vai organizar o Euro 2024; e a próxima Liga dos Campeões já vai ter video-árbitro.


Os nossos Especiais
O drama de ser cristão em terras da Bíblia, é o último dos trabalhos que o João Francisco Gomes e o João Porfírio fizeram no Iraque. Contam como o cenário de alguns dos principais episódios bíblicos e casa dos primeiros cristãos, é hoje um lugar perigoso para o Cristianismo. E mostram as imagens do património cristão que o Estado Islâmico destruiu


A nossa opinião
  • Rui Ramos escreve "Como é doce governar sem responsabilidades": "No caso dos taxis e do Infarmed, o governo continuou os seus esforços para desaparecer como foco de responsabilidade democrática. Não se poderia esperar outra coisa, dadas as suas origens em 2015".
  • Eu escrevo "Palavra dada não é palavra honrada": "Costa foi apanhado na demagogia do seu próprio anzol. Morreu pela boca, como os peixes. A frase bonitinha “palavra dada tem de ser palavra honrada” tem ido por água abaixo a cada dia que passa".
  • Pedro Pimpão escreve "Início do ano letivo: falsa partida?": "Após assumir e colocar por escrito no final de 2017 que procederia à recuperação do tempo de serviço dos professores, o Governo volta atrás, discriminando uma classe na recuperação dos seus direitos".
  • António de Souza-Cardoso escreve "Marcelo Rebelo de Sousa: o Pecado Original": "Será que Marcelo exerce a sua magistratura como um Rei? Não. Faltam-lhe duas coisas: a verdade que o afasta do original e a distância que precisávamos que o Chefe de Estado tivesse do sistema político".
Notícias surpreendentes 
Há mais um nome sonante no agitado mercado de transferências da televisão deste anoManuela Moura Guedes vai ocupar o lugar de Miguel Sousa Tavares como comentadora do Jornal da Noite da SIC.

Já se sabe quem é a mulher retratada no polémico quadro 'A Origem do Mundo', de CourbetUm historiador francês diz que é Constance Quéniaux, bailarina da Ópera de Paris... e também meretriz.

Os bilhetes esgotaram em poucos minutos e Ed Sheeran vai dar um segundo concerto em PortugalSerá a 2 de Julho do próximo ano, mas cuidado que os bilhetes estarão à venda já às 9h00 desta sexta-feira.

Se quer uma sugestão já para este fim-de-semana, tem o Folio em ÓbidosO Festival Literário Internacional tem este ano como tema Ócio e Negócio, mas na apresentação o governo enviou... a secretária de Estado da Habitação. O brasileiro Tiago Ferro apresenta lá o seu primeiro romance, "O pai da menina morta": a Sara Figueiredo Costa já leu e deu-lhe quatro estrelas.

E há mais um forma de andar por Lisboa sempre que o trânsito entupir. De trotinete elétrica. Pelo menos é essa a proposta de uma startup dos EUA que acaba de chegar a Portugal.
Hoje vai ser mais um dia movimentado no Observadoro jornal generalista do ano, com o sorteio do caso Sócrates (para além do resto da actualidade). E não deixe de conhecer também o nosso programa de assinaturas, o Observador Premium

Boa sexta-feira e bom fim-de-semana
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2018 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário