sexta-feira, 28 de setembro de 2018

Realizadores de todo o mundo vão gravar pequenos filmes em aldeias do Centro de Portugal

Já estão confirmadas equipas de África do Sul, Brasil, Espanha, Holanda, Índia, Irão, Japão ou Paquistão para a primeira edição do ART&TUR Factory, que vai decorrer em outubro.
Realizadores e produtores de países tão diversos como África do Sul, Brasil, Espanha, Holanda, Índia, Irão, Japão ou Paquistão vão filmar em vários locais do Centro de Portugal no próximo mês de outubro. Estes são os primeiros participantes na ART&TUR Factory, competição paralela ao ART&TUR – Festival Internacional de Cinema de Turismo, que vai acontecer em Leiria de 23 a 27 de outubro.
ART&TUR Factory é uma iniciativa inovadora, que se estreia este ano no festival. A ideia é que realizadores de todo o mundo gravem e produzam pequenos filmes promocionais da região, que serão depois exibidos numa sessão especial do certame. É um verdadeiro desafio, uma vez que os realizadores têm de criar, gravar, editar e finalizar um filme turístico em poucos dias. Os filmes terão a duração de 2 a 3 minutos e são obrigatoriamente rodados em aldeias do Centro de Portugal integradas nas redes das Aldeias Históricas de Portugal e das Aldeias de Xisto.
A organização do ART&TUR lançou este estimulante desafio e os realizadores aderiram de imediato. Até ao momento estão inscritas equipas de oito países e são expectáveis mais participações.
Uma das equipas confirmadas vem do Japão e é liderada pelo produtor Tsuyoshi Kigawa, que encara com grande satisfação a oportunidade de filmar no nosso país. “Tenho muito interesse por Portugal: foi o primeiro país ocidental com quem os japoneses contactaram e a sua cultura influenciou uma parte da Ásia. Por outro lado, até há poucos anos não havia muito interesse no Japão em receber turistas. Portugal está mais avançado nessa área e quero aprender com os portugueses. Além disso, o Japão também tem um problema sério de abandono das aldeias no interior. Queremos aprender algumas soluções para o problema com este projeto”, adianta Tsuyoshi Kigawa, que acrescenta: “A ART&TUR Factory permite-nos também conversar e trocar ideias com equipas de outros países, além de filmar. Queremos levar essa aprendizagem para o Japão e realizar melhores filmes de turismo do Japão”.
Também o produtor/realizador brasileiro Marco Calábria aguarda com expetativa a sua participação na ART&TUR Factory. “A credibilidade, a visibilidade e seriedade do festival e de seus organizadores levou-nos a aceitar o desafio. É evidente a preocupação em promover o destino Portugal e o Festival fá-lo com muita seriedade e profissionalismo. Esperamos superar o desafio, pois é necessário destreza e agilidade para produzir um filme turístico com qualidade e criatividade em pouco tempo, que traduza em alguns minutos as belezas, sabores e saberes e uma região tão linda como o Centro de Portugal. Portugal é muito recetivo, um país cheio de histórias e peculiaridades”, diz, elogiando: “O conhecimento e a troca de experiência profissional, que serão adquiridos através do contacto com pessoas de outras regiões do mundo, são de uma grandeza imensurável. Por fim, acredito que a visibilidade, para nós como film makers, em produzir mais um filme com dimensão internacional, faça com que tenhamos projeção no mercado, através do nosso portefólio e na nossa rede, com grandes parceiros como o Festival em si e os seus colaboradores”.
As equipas participantes na ART&TUR Factory ficarão instaladas na Aldeia Ruiva, no município de Proença-a-Nova. A partir desta residência artística, poderão escolher as aldeias para filmar, desde que sejam integrantes das redes Aldeias Históricas de Portugal ou Aldeias de Xisto.
Em comum, as equipas têm três dias para filmar, mais dois para editar e concluir os filmes. Estes serão apresentados ao público e ao júri do Festival no dia 25 de outubro, às 17h45. O vencedor da ART&TUR Factory será anunciado no dia seguinte, na Gala de Prémios ART&TUR 2018.
Sobre o Festival ART&TUR 
Os melhores filmes de turismo que se produzem em todo o mundo vão ser exibidos em Portugal, durante o Festival ART&TUR, que se realiza em Leiria, de 23 a 27 de outubro. Esta é a 11.ª edição de um dos maiores eventos mundiais de promoção turística audiovisual. Um festival de cinema de e para o turismo, com uma competição internacional que atrai cerca de uma centena de produtores e realizadores. O Festival ART&TUR estrutura-se em três áreas complementares: o ART&TUR Contest, que consiste no festival de cinema propriamente dito e que inclui duas secções competitivas (“Tourfilm” e “Doc”); um ciclo de palestras e workshops com convidados nacionais e estrangeiros; e o ART&TUR Factory.

Nenhum comentário:

Postar um comentário