terça-feira, 30 de outubro de 2018

360º- Os escândalos do príncipe saudita acusado de mandar matar o jornalista Jamal Khashoggi; os 7 pontos principais da 1.ª entrevista de Bolsonaro

946629b0-05e0-4d31-a47b-080e2c165728.jpg

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia... 
...  Jair Bolsonaro deu a sua primeira entrevista como presidente do Brasil à TV RecordInsistiu no acesso generalizado às armas e na despenalização de quem atira a matar contra assaltantes. E revelou que vai convidar o juiz Sérgio Moro para ministro da Justiça ou, se ele recusar, para o Supremo Tribunal. Ficou ainda a promessa de visitar Trump nos EUA ainda este ano.

A noiva de Jamal Khashoggi, assassinado no consulado da Arábia Saudita, discursou em Londres no memorial dedicado ao jornalista"Eu preciso de perguntar novamente: onde está o corpo dele? Eu acredito que o regime saudita sabe onde está o corpo. Eles deviam aceder ao meu pedido”, gritou.

Mohammed bin Salman é o príncipe saudita a acusado de mandar matar Khashoggi a quem fez o apeloQuem é o polémico monarca? Um reformista que reabriu cinemas e permitiu que mulheres conduzam ou um psicopata que prende membros da própria família e ataca o Iémen matando 50 mil crianças? O perfil é da Ana Kotowicz.

Hillary Clinton admite voltar a concorrer à Presidência dos EUA"Gostaria de ser Presidente”, disse, garantindo estar muito bem qualificada para o cargo, noticiou o New York Times.

A utilização de medicamentos evitou mais de 110 mil mortes desde 1990 em Portugal. O estudo feito pela APIFARMA diz que acrescentou também dois milhões de anos de vida saudável aos portugueses.

Outra informação relevante 
Foi a principal notícia das primeiras 5h30 do debate na generalidade do Orçamento (hoje há nova maratona e votação): Centeno anunciou que vai reverter o aumento sobre os combustíveis decidido em 2016. Mas a descida de 3 cêntimos por litro aplica-se só à gasolina: e é preciso 9 respostas para perceber porquê

Num resumo do que se passou na tarde de ontem pode falar-se de pedidos extra da esquerda, da estratégia incomum do PSD e do verniz (que não estalou). Esta última frase só se compreende à luz de uma imagem de um repórter fotográfico da Reuters no Facebook, que apanhou a deputada do PS Isabel Moreira a... pintar as unhas.

Antes de começar o debate no Parlamento, a UTAO voltava a dizer que mantinha reservas às contas e a questionar as explicações de Centeno. Por outro lado, as Finanças corrigiram (para cima e sem avisar) em 74 milhões de euros o saldo da Segurança Social.

A continuidade da Web Summit em Portugal por mais 10 anos levou Marcelo a quebrar um tabuAdmitiu finalmente a recandidatura à presidência como um “efeito colateral”.

O consórcio ENI/Galp decidiu abandonar a pesquisa de petróleo ao largo da costa algarvia. O furo estava suspenso pelo tribunal e o Ministério do Ambiente diz que não haverá pagamento de indemnização nem será licenciada uma "nova exploração” petrolífera.

O caso do assassínio do triatleta volta hoje às notícias. O CM revela partes do interrogatório do segundo suspeito, o amante da viúva, que admite o envolvimento da mulher e diz que desconhece como ela lhe tirou a arma.
Afinal as benesses fiscais para os emigrantes que queiram regressar dependem da morada do Cartão do Cidadão. É necessário que a residência fiscal dos candidatos nos últimos três anos esteja fora de Portugal e muitos não chegaram a alterá-la, noticia o DN.

Os 27 autocarros novos da STCP são demasiado altos para alguns viadutosHá pelo menos cinco carreiras afectadas no Porto, com a empresa a ter de recorrer aos veículos antigos, escreve o JN.

É o fim de uma era: os maus resultados levaram Angela Merkel a tomar uma decisãoNão se recandidata à liderança da CDU e anuncia a saída do Governo em 2021 (se não houver eleições antecipadas): “Este é o meu último mandato como chanceler”, anunciou.

Os Estados Unidos preparam-se para enviar mais de 5 mil soldados para a fronteira com o México para travar a marcha de migrantes hondurenhos que querem entrar no país. Centenas deles lançaram-se a um rio na Guatemala para conseguir entrar em terras mexicanas.

Ainda não são desconhecidas as causas do acidente que levou à queda do avião indonésio com 189 pessoas a bordo. Entre os passageiros havia casados de fresco, quem estivesse a caminho do funeral da avó e 20 funcionários a regressar de uma viagem de negócios. Um homem salvou-se porque ficou preso no trânsito.

Ronaldo deu uma grande entrevista à revista France Football que vai hoje para as bancas. Fala da saída do Real Madrid, da opção pela Juventus e não pelos milhões da Arábia ou da China e da acusação de violação: “O pior foi para a minha mãe e as minhas irmãs”.

E no Real Madrid, é oficial: Lopetegui foi despedidoSolari assumiu o cargo temporariamente enquanto o clube tenta contratar Antonio Conte.

E por cá, Luís Filipe Vieira foi apanhado numa conversa com um empresário a tentar transferir Rui Vitória para o EvertonO telefonema está no Youtube, é de Dezembro do ano passado, e o empresário confirma-o. O presidente do Benfica dá esta noite uma entrevista à TVI.

Os nossos Especiais
Como se reaprende a viver depois de sofrer um AVC? A Cláudia Pinto foi à procura de sobreviventes da principal causa de morte em Portugal, que atinge até crianças

Um grupo de 26 especialistas em Inteligência Artificial juntou-se para lançar um alerta importante. Cada avanço nesta área aumenta, também, o potencial para usos maliciosos. É "urgente" tomar medidas, avisam num relatório lido pelo Edgar Caetano.


A nossa opinião
  • Laurinda Alves escreve "Até para a semana, se Deus quiser!": "Encanta-me que toda e qualquer pessoa possa despedir-se dos outros com liberdade com um “até amanhã se Deus quiser”. Se isso for o que de melhor tem para lhes oferecer, quem sou eu para condenar?".
  • Manuel Villaverde Cabral escreve "O Brasil em busca de si mesmo": "Aquilo a que estamos a assistir no Brasil é à dificuldade que há em pôr termo a um longo regime convencido de possuir a verdade, como é o caso do PT, e identificar as forças capazes de o substituir".
  • Paulo de Almeida Sande escreve "O fim (de uma) história…": "Ainda é cedo para determinar o lugar de Merkel na História, mas algo é certo: a saída de cena da “mutti” alemã pode ser o advento de uma época nova em que o poder da Alemanha revelar-se mais assertivo".
Notícias surpreendentes 
Estreia já amanhã “Bohemian Rhapsody” o filme que é a biografia oficial dos Queen e de Freddie Mercury. Uma versão melindrosa, expurgada, fantasiada e moralizante da vida do mítico vocalista, segundo Eurico de Barros, que lhe dá só duas estrelas. Já Bruno Vieira Amaral lembra com é a sua vida sem Mercury.

Há 25 anos, na noite de 30 para 31 de Outubro de 1993, River Phoenix morria de overdose em Los Angeles. A Ana Markl reflete sobre as várias formas como a morte precoce de um jovem actor engrandeceu a sua vida.



O mau tempo em Itália já fez dez mortos e submergiu VenezaA água subiu acima de um metro e meio, algo que acontece apenas pela sexta vez na história. As fotos e os vídeos dizem tudo.

Já sabe que o Observadoreleito o jornal generalista do ano, tem toda a restante informação de que precisa. E não deixe de conhecer também o nosso programa de assinaturas, o Observador Premium


Boa terça-feira
(despeço-me com uma pergunta que já deve ter feito muitas vezes: o que é que provoca os engarrafamentos quando não há acidentes ou obras? Pois saiba que há uma explicação científica)
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
ObservadorEleito melhor jornal generalista 2018
©2018 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário