terça-feira, 30 de outubro de 2018

Startups - Lisboa menina e moça da tecnologia. E a Web Summit no seu WhatsApp

Foto do autor

Startups


Por Ana Pimentel, Editora de Tecnologia e Startups
capa_newsletter_escritorioslisboa_0x0_acf_cropped.jpg
“Não somos a única empresa a apostar que Lisboa vai ser o próximo hubtecnológico da Europa.” A frase é do presidente da Dashlene, startup norte-americana que abriu recentemente escritório em Lisboa e foi referenciada pelo Washington Post como “a Apple do jogo de passwords”. Em entrevista ao Manuel Pestana Machado, Emmanuel Schalit — que é um orador residente na Web Summit — explicou porque é que tem pessoas nos escritórios de Paris e Nova Iorque a querer vir para Portugal: pela “energia vibrante das pessoas na indústria tecnológica”. E se a Web Summit tivesse mudado de sítio? “Não tinha mudado a minha decisão”, disse.
Sofre um dos temas quentes do momento, a proteção de dados, Schalit diz que a nova regulação europeia, o RGPD, “é uma medida fantástica”, que a “apoia a 100%” e se ainda acha, caro leitor, que a melhor forma de memorizar passwords passa por utilizar sempre a mesma, reconsidere. “É um absurdo”, disse. No final, ainda mostrou ao Manuel a tatuagem que fez no ombro — e que se tornou viral — para assinalar os 10 milhões de utilizadores. E deixou a promessa: “quando chegarmos a 100 milhões, vou fazer numa parte do meu corpo em que seja visível a qualquer momento. Não sei onde, mas não vou poder esconder os 100 milhões.”
Atentem bem nestes dois parágrafos tão limpinhos e direitinhos que vos escrevi, sem direito a partilha de momentos embaraçosos, confissões mais ou menos tecnológicas ou tentativas de vos arrancar um sorriso com o meu parco sentido de humor. Parece que estou doente — #estouumpouquito [inserir emoji com a cara que começa azul e acaba amarela, com uma lágrima no olho esquerdo]. Mas nada temam, para a semana não vai faltar saúde à equipa do Observador no Altice Arena e até temos uma surpresa: uma newsletter diária com os nossos conteúdos, que podem receber no WhatsApp e ler quando quiserem — esta é especial para quem anda cansado do barulho das redes sociais. O procedimento é muito simples e está todo descrito aqui.
Não, não vamos passar o dia a mandar-vos mensagens, sabemos bem que têm 50 grupos aos quais têm de dar resposta (!!!). Sim, podem fazer perguntas pelo WhatsApp que vamos tentar responder sempre que for possível :)
Eu vou voltar para os meus chás. Vemo-nos para a semana por aqui, pelo WhatsApp, pelos Facebook Lives ou na Web Summit. Até lá!

PITCH

FotografiaSTARTUPS

Yoyoloop lança viagens de ida e volta intercidades

A Yoyoloop lançou quatro rotas intercidades. Quer diminuir a utilização dos carros, permitir um maior aproveitamento do tempo de viagem e uma maior flexibilidade nos pontos de partida e chegada.
FotografiaTECNOLOGIA

Foi criada uma fundação para regular as AppCoins

A App Store Foundation visa garantir a governação aberta do protocolo das AppCoins, moedas digitais portuguesas lançadas há um ano. A 5 de novembro, decorre o App Store Foundation Blockchain Summit.
FotografiaTECNOLOGIA

Portuguesas em tecnologia distinguidas no Porto

Os "Portuguese Women in Tech Awards" elegeram pela primeira vez nove mulheres que se distinguiram pelo trabalho que estão a fazer no ecossistema de startups português.
FotografiaNEGÓCIOS

As 10 portuguesas mais poderosas nos negócios

As herdeiras de Américo Amorim e Belmiro de Azevedo estão no pódio, mas a lista da Forbes é liderada por Maria Ramos, presidente do Absa Bank. Isabel Mota e Isabel Vaz surgem em 4º e 5º.
FotografiaWEB SUMMIT

Web Summit cara? Simulámos reservas em 131 hotéis/premium

A Web Summit está a chegar e tem um impacto enorme no preço do alojamento em Lisboa. Fomos perceber até onde é que os preços sobem em hotéis, hostels e Airbnb. Veja os resultados.
FotografiaWEB SUMMIT

Web Summit. Acompanhe-nos diariamente no WhatsApp

Está cansado do ruído das redes sociais? Troque mensagens com o Observador para se pôr a par do que fazemos na Web Summit. Receba as novidades no WhatsApp e se tiver dúvidas, pergunte-nos.
FotografiaMARCELO REBELO DE SOUSA

WebSummit leva Marcelo a admitir recandidatura

O Presidente da República admitiu que a permanência da Web Summit em Portugal por dez anos em Portugal possa ter como "efeito colateral" uma recandidatura sua nas presidenciais de 2021.
FotografiaAPPS

MyTaxi vai ter trotinetes elétricas partilhadas

A app para chamar táxis vai lançar na Europa um projeto de partilha de trotinetes elétricas. "São, muitas vezes, tão ou mais rápidas do que os carros em curtas distâncias", diz o presidente executivo.
FotografiaTRANSPORTES

O lado B do fenómeno das trotinetes elétricas

Ecológicas, baratas e fáceis de usar, as trotinetes estão a chegar em força a Portugal. Mas há quem alerte para o lado mau da história — são largadas em passeios e nem sempre a segurança é acautelada.

ENTREVISTA

FotografiaSTARTUPS

"Temos pessoas nos EUA a querer ir para Lisboa" /premium

Faz tatuagens para celebrar utilizadores, gere um software aclamado pelo New York Times e é orador na Web Summit. Emmanuel Schalit explica porque é que o terceiro escritório da Dashlane é em Lisboa.

RADAR GLOBAL

AGENDA

5 a 8 de outubro

MAIS SOBRE STARTUPS
Mais pessoas vão gostar da Startups. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
ObservadorEleito melhor jornal generalista 2018
©2018 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário