segunda-feira, 8 de outubro de 2018

“CIDADE EUROPEIA DO VINHO 2018”: VINDIMA TRADICIONAL NA QUINTA DA PORTUCHEIRA


“Vamos à vindima” foi a atividade da “Cidade Europeia do Vinho 2018” que recriou, precisamente, um dia de vindima tradicional na Quinta da Portucheira, em Matacães, este sábado. A manhã começou com uma prova de vinhos e produtos típicos da região, a que se seguiu uma visita à Quinta, adquirida por familiares dos atuais proprietários em 1905.

“Bailarico saloio, não tem nada que saber. É andar com um pé no ar, outro no chão a bater!” O Rancho Folclórico e Etnográfico Flores do Oeste, trajado à época, marcou o ritmo de uma manhã em que se esperava pelo momento em que, de tesoura na mão, os participantes haviam de rumar à vinha para uma apanha da uva à “moda antiga”.

Nélson Pereira, presidente da Academia Sporting Turcifal, Susana Félix, cantora e atriz, e José Manuel Ferrão, médico veterinário municipal, foram os embaixadores da “Cidade Europeia do Vinho 2018” que se juntaram a Carlos Bernardes, presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, nesta vindima tradicional. Francisco Toscano Rico, presidente do Instituto da Vinha e do Vinho – IVV, e José Eiras Dias, coordenador do polo de Dois Portos do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária – INIAV, também participaram na atividade.

Os cachos haviam de encher as cestas de vime que foram transportadas por uma junta de bois até à “eira”, onde elementos do grupo etnográfico e outros “voluntários” entraram nas tinas e pisaram as uvas. Terminado o “trabalho”, seguiu-se uma adiafa e dançou-se ao som da música que caracterizava as vindimas na região.




Nenhum comentário:

Postar um comentário