quinta-feira, 1 de novembro de 2018

Gripe | DGS lança campanha

Campanha_vacinacao
Neste inverno não se deixe apanhar pela gripe. Vacine-se!
A vacinação contra a gripe, época 2018/2019,  teve início em 15 de outubro.  A este propósito, a Direção-Geral da Saúde  (DGS) lançou uma campanha especialmente dirigida a cidadãos e a profissionais de saúde, incluindo prestadores de cuidados.
«Neste inverno não se deixe apanhar pela gripe – Cidadãos»
«Neste inverno não se deixe apanhar pela gripe – Profissionais»
Em 2018, a vacinação começou cerca de duas semanas depois do que tem sido habitual, para garantir uma melhor e maior proteção durante o período da epidemia de gripe, que em Portugal tem início, habitualmente, na segunda quinzena de dezembro.
No Serviço Nacional de Saúde (SNS), a vacina continua gratuita a partir dos 65 anos, para residentes ou internados em instituições, para os bombeiros e para pessoas com algumas doenças específicas. Nestes casos, a vacina não necessita de receita médica e dispensa também pagamento de taxa moderadora.
Além dos 1,4 milhões de doses adquiridas para o SNS, haverá também vacinas dispensadas nas farmácias através de prescrição médica, com uma comparticipação de 37%.
As receitas médicas específicas para a vacina da gripe passadas desde o dia 1 de julho terão validade até final do mês de dezembro.
A gripe é uma doença contagiosa e que geralmente se cura de forma espontânea. As complicações, quando surgem, ocorrem sobretudo em pessoas com doenças crónicas ou com mais de 65 anos.
A vacinação é a melhor forma de prevenir as complicações graves. A DGS recomenda que as vacinas sejam administradas, de preferência, até final do ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário