sábado, 3 de novembro de 2018

PSD abstém-se nas GOP e Orçamento para 2019 - Figueiró dos Vinhos

O Orçamento para 2019 assenta as suas orientações numa linha de continuidade, relativamente aos anos anteriores, logo sem inovação e sem ambição, com uma estratégia rotineira e doméstica do dia-a-dia, que não tem dado resultados e só tem afundado o Concelho desde 2013  como demonstram os vários estudos e relatórios de entidades independentes, como o INE.   Pode ver AQUI

Falida que está, aos olhos de todos, a estratégia seguida nos últimos cinco anos, que entidades independentes se encarregam de nos lembrar, o executivo PS mostra-se com este Orçamento incapaz de  cumprir a sua função de investir e dinamizar o território, de aprender com os seus erros e de pensar estrategicamente. Figueiró dos Vinhos regrediu. É hoje um concelho mais pobre e mais desertificado, cuja população procura uma vida melhor nos municípios vizinhos e mais dinâmicos.

Muitas das ações  propostas repetem-se e são as mesmas que já foram apresentadas anteriormente. 

O Orçamento é mais do mesmo e não responde aqueles que são no momento os grandes problemas do concelho, como o  acentuar da desertificação humana, o aumento dos níveis de desemprego ou  o fraco incremento em termos económicos. E isso é muito  preocupante. 

Este mais parece ser um orçamento de uma agência promotora de eventos e de medidas avulsas. 

O PSD não se revê numa gestão que faça a festa, lance os foguetes e empurre com a barriga investimentos para outras gerações pagarem e apanharem as canas décadas depois.

Figueiró dos Vinhos precisa de uma visão estratégica para o presente e para o futuro, capaz de mobilizar a população, e os recursos públicos e privados existentes. E isso é tão mais importante quanto sabemos que, a cada ano que passa, outros concelhos vencem o jogo da atracão de investimento e da criação de emprego, remetendo Figueiró dos Vinhos para a desertificação e para a pobreza.  

Embora não concordando  com as opções e com a gestão orçamental proposta o  Partido Social Democrata de Figueiró dos Vinhos absteve-se na votação do Orçamento e das GOP para 2019. Este voto  significa a responsabilidade que atribuímos ao Executivo Municipal pela situação a que chegou o Concelho, mas revela a nossa responsabilidade como oposição, em não criar crises artificiais que dêem ao executivo PS desculpas (tão pródigo em as arranjar) para não cumprir aquilo com que se comprometeu com os Figueiroenses. 

Anexamos a nossa Declaração de Voto na qual detalhamos a nossa análise aos documentos apresentados e justificamos a posição tomada.

Com os melhores cumprimentos,

PSD - Partido Social Democrata de Figueiró dos Vinhos



Nota: Há, porventura, quem  esteja  "a braços"  mas não com o Plano de Saneamento Financeiro. Para que conste o  Plano de Saneamento Financeiro está suspenso.  Foi aprovada a suspensão na reunião de câmara de 18 de Abril de 2018 (ver AQUI)  e na Assembleia Municipal de 24 de Abril de 2018  (ver página 11  AQUI)

Nenhum comentário:

Postar um comentário