terça-feira, 11 de dezembro de 2018

360º - Delegação do PS informada em 2015 e 2016 do alegado desvio de fundos no Parlamento Europeu. As três dúvidas dos ziguezagues de Theresa May

1f18a31b-169f-4c1c-9561-f6107ac70d9a.jpg

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia...
Emmanuel Macron tentou acabar com os "coletes amarelos" atirando dinheiro para cima do problema. anunciou várias medidas muito populares:
  1. Aumento do salário mínimo em 100 euros;
  2. Fim das contribuições para a segurança social entre os reformados mais pobres;
  3. Criação de um prémio de fim de ano (pago pelas empresas) não sujeito a taxação ou descontos.

Além das ações, as palavras. As mais marcantes do discurso foram: “Posso ter prejudicado alguns de vocês”. O João de Almeida Dias esteve a ler nas entrelinhas de quatro frases-chave de Macron.

Naturalmente, os principais ativistas dos "coletes amarelos" e os líderes dos partidos radicais acharam que era pouco. E prometem continuar os protestos.

Em Londres, May também falou e também agiu — mas para adiar. A votação sobre o Brexit devia ser hoje no Parlamento, mas a primeira-ministra britânica percebeu que ia ter uma derrota estrondosa e recuou. Houve dois momentos simbólicos:
  1. Quando a líder dos conservadores anunciou a sua decisão, dizendo que o fazia para não dividir o Parlamento, foi recebida com gargalhadas da oposição;
  2. Quando o líder da Câmara dos Comuns formalizou o adiamento da votação, um deputado trabalhista roubou (de forma muito educada) o bastão cerimonial que está junto da presidência e que representa a autoridade.

De um dia cheio de ziguezagues em Londres sobraram três dúvidas a que é preciso dar resposta: a UE aceitará renegociar a questão da fronteira na Irlanda? Quando será votado um novo acordo no Parlamento? Será apresentada uma moção de censura a Theresa May? A Cátia Bruno tenta esclarecer o que se passa neste Especial.


Mais informação importante

A delegação do PS em Bruxelas terá sido informada em 2015 e 2016 do alegado desvio de fundos no Parlamento Europeu levado a cabo por um dos seus funcionários mais importantes. A acusação é feita por um ex-assessor do PS em Bruxelas, que diz ter reportado a situação “internamente por duas vezes". O Luís Rosa conta os detalhes.

Armando Vara diz estar a ser vítima de “vingança” por não ter ajudado o juiz Carlos Alexandre a chegar a diretor do SIS. O ex-ministro deu ontem uma entrevista à TVI e hoje a sua condenação pode tornar-se definitiva.

Portugal fez ontem o pagamento do que sobrava da dívida ao FMI, com a liquidação de 4,7 mil milhões de euros. O processo implica a poupança de 100 milhões de euros.

O Ministério Público junto do Tribunal Constitucional acredita que o ministro Siza Vieira agiu de boa fé no caso das incompatibilidades por ter sido gerente de uma empresa imobiliária. De resto, como o ministro mudou de cargo na última remodelação, não haveria qualquer sanção.

Os guardas prisionais em greve vão ter de assegurar almoços de Natal dos reclusos com as famílias. Os presos vão ainda ter direito a um telefonema nesse período.

O uso de capacetes em bicicletas elétricas e trotinetes está a causar uma divisão: a PSP diz que é obrigatório, a Câmara e a EMEL garantem que não. Como é que as coisas se passam lá fora? Conheça aqui as leis dos diferentes países da UE.

Nos jornais e rádios de hoje há ainda algumas novidades:

Os nossos Especiais

Em Lousada, os alunos também governam a escola. O projeto chama-se República dos Jovens e faz com que a escola funcione de forma semelhante à Assembleia da República. Todos têm voz e a opinião dos alunos influencia as decisões da direção. É uma reportagem da Ana Kotowicz.


A nossa Opinião

Rui Ramos escreve "O mundo que António Costa criou":"Desde 2015 que este governo trata os funcionários como o factor decisivo das vitórias eleitorais. As greves são a maneira de os funcionários obrigarem Costa a pagar mais pelos seus votos".

Laurinda Alves escreve "Bye bye, Dr. Google!": "Todos nós procuramos cada vez mais respostas na net, seja para dúvidas médicas ou outras, daí a ideia de criar uma Pedipedia online que abordasse correctamente um largo espetro de doenças pediátricas".


Notícias surpreendentes

Meghan Markle apareceu de surpresa em palco, ontem à noite, nos Fashion Awards. A duquesa de Sussex entregou um prémio à estilista Clare Waight Keller, que desenhou o seu vestido de noiva.

Aos 13 anos foi detido por colar cartazes contra o Estado Novo; aos 60, está no Teatro Aberto, com "A Verdade" e "A Mentira", e no cinema, em "Parque Mayer". Nesta entrevista, o ator Miguel Guilherme fala sobre o trabalho, sobre a idade e sobre a felicidade.

Morreu o último habitante das ilhas Ciés. Germán acolhia desconhecidos, recebia marinheiros e vivia como Robinson Crusoé. Estava sozinho desde meados dos anos 90 e era um espírito indomável.

Se ainda não fez as compras de Natal, despache-se e boa sorte. Para ajudar, o Mauro Gonçalves fez uma lista de 16 presentes solidários, com marcas que se associam a causas diversas. Há acessórios de moda, brinquedos, agendas e calendários e rituais de beleza.


Já sabe que foi lançado o Observador Premium, o novo programa de assinaturas do Observador. Pode saber aqui tudo sobre a forma de funcionamento das subscrições.
E há outra novidade: a nova revista de Lifestyle do Observadorjá está nas bancas. 
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
ObservadorEleito melhor jornal generalista 2018
©2018 Observador On Time, S.A.
Rua João Saraiva, n. 7, Lisboa


Nenhum comentário:

Postar um comentário