terça-feira, 11 de dezembro de 2018

“Aromas em vidro” nos 20 anos do Museu do Vidro








A exposição “Aromas em vidro, frascos de perfume portugueses e internacionais – Coleção Afonso Oliveira”, foi inaugurada no passado sábado, 8 de dezembro, no Museu do Vidro.

A inauguração integrou-se na comemoração do 20º aniversário do Museu do Vidro, tendo contado com a presença da presidente da Câmara, Cidália Ferreira; do presidente da Assembleia Municipal, Luís Guerra Marques; do colecionador Afonso Oliveira; e de outros convidados.

A exposição apresenta um conjunto de frascos de perfume, em vidro, portugueses e internacionais, que constituem a coleção de Afonso Oliveira, que conta com cerca de três mil exemplares. 

Através desta seleção de frascos de perfume, a exposição "Aromas em vidro" pretende dar a conhecer a evolução da perfumaria bem como dos modelos dos frascos para perfume, podendo ser apreciados frascos das fábricas internacionais Lalique e Baccarat, e ainda das fábricas portuguesas F.E.I.S (Fábrica-Escola Irmãos Stephens), Companhia Industrial Portuguesa/Ivima, Centro Vidreiro do Norte, Fábrica dasGaivotas, Atlantis, entre outras.

Em exposição encontram-se frascos das principais marcas portuguesas de perfumaria - Couraça, Claus & Schweder, Ach Brito, Argon, Nally e Confiança de Braga - bem como de perfumaria espanhola e da icónica marca francesa Guerlain.

A exposição “Aromas em vidro, frascos de perfume portugueses e internacionais – Coleção Afonso Oliveira” fica patente no Museu do Vidro até 16 de junho de 2019, de terça-feira a domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.

O programa comemorativo do 20º aniversário do Museu do Vidro é o seguinte:

12 de dezembro . Salão Nobre da Câmara Municipal
15h00 . Receção ao Alcaide do Real Sitio de San Ildefonso
15h30 . Conferência “Vidro: Identidade e Oportunidade” com Eliseo de Pablos, Fernando Quintas e Carlos Munoz de Pablos

13 de dezembro . 09h30 às 12h30 e das 14h30 às 19h30
Estúdio Poeiras Glass
Workshop de trabalho de vidro ao vivo com Alfredo Poeiras e Diego Rodriguez - artesão do Real sitio de  San Ildefonso (Espanha) para escolas e público em geral

20h30 . Museu do Vidro
“Noite no Museu” - Visita guiada à exposição “Aromas em Vidro” 
21h00 . Atuação do Trio D. Dinis, do Orfeão de Leiria, no museu

21h30 . Casa da Cultura Teatro Stephens
Cerimónia comemorativa dos 20 anos do Museu do vidro
Visualização de Filme do Museu do Vidro
Discursos evocativos da efeméride

22h00 . Concerto “TRANSPARÊNCIAS"
Uma viagem no tempo
Sinopse |Uma viagem no tempo desde a fundação da Real Fábrica do Vidro até aos nossos dias. Viajaremos pela mão de alguns dos compositores portugueses mais marcantes, evocando as mais belas melodias aqui interpretadas pela soprano Marina Pacheco e a pianista Olga Amaro.
Partindo do ano de nascimento de cada compositor o programa percorre as várias fases de evolução da fábrica, desde a sua fundação até aos nossos dias, tendo como inspiração a leveza e transparência do vidro e a sua representação musical imaginária. 
Ficha Artística|
Soprano – Marina Pacheco 
Piano – Olga Amaro
Duração | Aprox. 60min

23h00 . Brinde aos 20 anos do Museu do Vidro

14 e 15 de dezembro
O Museu do Vidro estará aberto em horário alargado, funcionando das 10h00 às 13h00, das 14h00 às 20h00 e das 21h00 às 24h00.

15 de dezembro . 14h30
Oficina infantil “Gravar com tinta”
Sinopse: Que figura pode surgir na tua gravura? Um triângulo ou uma árvore? Um desenho ao contrário? Que extraordinário! Nesta oficina podes descobrir as respostas a estas perguntas e muito mais.
Duração: 2 horas.
N.º máximo de participantes: 10 crianças.
Público alvo: crianças dos 6 aos 10 anos de idade.
Atividade sujeita a inscrição prévia.

16 de dezembro . 15h00
Oficina infantil “Construção de um caderno”
Sinopse: Vem construir um caderno onde se pode escrever para não esquecer, ou até desenhar para relaxar. Motivos inspirados na natureza que podem ser fauna e flora, tu é que escolhes agora! 
Duração: 1h30m.
N.º máximo de participantes: 10 crianças.
Público alvo: crianças dos 6 aos 10 anos de idade.
Atividade sujeita a inscrição prévia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário