domingo, 9 de dezembro de 2018

Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Cantanhede e Mira comemora 40 anos da sua constituição

A Caixa de Crédito Agrícola de Mútuo de Cantanhede e Mira comemorou ontem, dia 08 de Dezembro, 40 anos da sua constituição.
A cerimónia de comemoração deste aniversário foi dedicada à economia social e a todas as entidades que promovem o desenvolvimento social das localidades de Cantanhede e de Mira.
A cerimónia iniciou, pela manhã, com uma sessão solene onde participaram a Dra. Helena Teodósio, Presidente do Município de Cantanhede; o Dr. Raúl Almeida, Presidente do Município de Mira; o Eng.º Licínio Pina, Presidente do Conselho de Administração Executivo da Caixa Central de Crédito Agrícola Mútuo, o Prof. Dr. João Moura, Presidente da Assembleia da Caixa de Cantanhede e Mira e o Sr. Carlos Pereira Martins, Presidente do Conselho de Administração da Caixa de Cantanhede e Mira.
Para além destas intervenções, o momento mais marcante foi o dos testemunhos que várias entidades que quiseram prestar testemunho acerca do papel que a Caixa de Crédito Agrícola tem representado no desenvolvimento da região e da importância dos apoios que lhes concede anualmente: a Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila de Cantanhede, representada pela sua presidente Dra. Maria de Lurdes Silva, o presidente do Bombeiros Voluntários de Cantanhede, Dr. Adérito Machado, o Eng. Idalécio Oliveira enquanto presidente do Centro Social e Polivalente de Ourentã e o Dr. Carlos Alves, membro da Direcção do Agrupamento de Escolas de Mira.
Como aludiu o Presidente da Caixa, Sr. Carlos Pereira Martins: “Foi assim que há 40 anos, os princípios de solidariedade e Bem-estar motivaram a fundação desta Caixa, apesar da escassez de meios financeiros para o efeito, tendo por base só a confiança que os fundadores inspiravam aos primeiros depositários!”
E continuou, “chegamos ao fim do primeiro ano com as contas equilibradas. A partir do ano de 1979 nunca esta Caixa teve resultados negativos, até atingirmos, no ano findo de 2017, os activos totais de 240 milhões de Euros.”
Durante a cerimónia foi inaugurada a galeria dos 10 sócios fundadores “galeria esta onde a recordação continuará, a par do valor e testemunho partilhados na realização do trabalho de que se faz a história do Crédito Agrícola de Cantanhede e Mira”, como afirmou o presidente da Caixa.
Os festejos continuaram num almoço realizado no salão dos Bombeiros Voluntários de Cantanhede. Durante o almoço actuaram diversos artistas, desde o dueto de cordas ADLIB, aos jovens atletas da Academia de CantanhedeGym, ao grupo de fados de Carolina Pessoa e, por fim, o Rancho Folclórico O Cancioneiro.
Durante o almoço foram homenageadas 66 entidades, entre elas IPSS’s, colectividades e clubes desportivos, associações culturais, filarmónicas, escolas, entre outras.
Como afirmou o Dr. Manuel Milagres, “Este dia é especialmente importante para nós pois ao festejarmos 40 anos de trabalho, de conquista e de afirmação, quisemos, em simultâneo, enaltecer o papel de outras entidades que, como nós, trabalham em prol do desenvolvimento.” E continuou: ”Estas entidades têm um papel preponderante na coesão social, através do combate às diversas formas de exclusão social, colmatando lacunas que a própria sociedade civil ou o Estado não conseguem suprimir.”
Já no que diz respeito às colectividades desportivas, a Dra Ana Paula Santos referiu “A ocupação de tempo extra-curriculares dos jovens com a prática de desporto constitui uma das formas mais eficazes de prevenir comportamentos desviantes e de risco. São, também, ferramentas de integração social, de transmissão de valores tais como disciplina, exigência, lealdade, respeito, contribuindo para a formação de cidadãos completos e íntegros.”
Por fim, e dirigindo-se às entidades relacionadas com a cultura e o ensino, a Eng.ª Edite Mendes afirmou: “Construir uma sociedade sem arte, sem música, sem cultura é prescindir da nossa identidade. Uma sociedade sem identidade é uma sociedade sem Norte, sem brilho. É a nossa cultura que nos torna únicos e diferentes dos demais e, é dessa riqueza de diversidade, de que a humanidade se compõe.”
Para concluir o evento, o Dr. Carmindo de Jesus, agradeceu a presença de todos quantos participaram do evento, em especial o Grupo Cancioneiro pois foi essa a forma que a Caixa encontrou para relembrar e homenagear o colega e queridíssimo amigo Rui Santos, que também pertencia a este Grupo de Folclore.
E concluiu, “Agora em nome de toda a equipa do CA, esperamos que continuem a ter a força e a coragem de prosseguir com o Vosso papel pela economia e sustentabilidade social para que o futuro da nossa sociedade seja ainda mais promissor.
Do Crédito Agricola fica o voto de tudo fazer para colaborar convosco nesse sentido, sempre que tal nos foi possível, pois é esse o nosso propósito e principal missão.”
O evento contou com a presença de 170 pessoas, representantes das várias entidades da economia social, sócios fundadores e seus familiares, antigos corpos sociais, entidades oficiais, funcionários e comunicação social.

Fonte:Mira Online 

Nenhum comentário:

Postar um comentário