domingo, 9 de dezembro de 2018

Mulheres dadores de sangue destacam-se em Santo António das Areias




No decorrer do presente ano, a Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Portalegre – ADBSP – já levou a efeito 29 colheitas, entre 30 agendadas. A última teve lugar no concelho de Marvão, na Casa do Povo de Santo António das Areias. Das 35 pessoas rastreadas, destaque para a forte marca feminina com 19 presenças (54,3%).
Como é do conhecimento geral, os eventuais dadores são primeiro submetidos a consulta de saúde, para sua própria segurança e também dos recetores. E quatro dos presentes não puderam colaborar como desejavam. Assim, foram armazenadas um total de 31 unidades de sangue total, o que se salienta.
Uma mulher doou sangue pela primeira vez. Três dos dadores desejaram inscrever-se no Registo Português de Dadores de Medula Óssea, sendo certo que a maioria já dele fazem parte.
A Junta de Freguesia de Santo António das Areias apoiou a realização do almoço de confraternização. A refeição foi servida na Casa do Povo e nela se sentaram dadores de sangue, bem como elementos da ADBSP e do banco de sangue do estabelecimento hospitalar de Portalegre.

Monforte encerra dádivas 2018
No quartel dos bombeiros de Monforte terá lugar uma brigada a 15 de dezembro. Vamos iniciar 2019 no Centro de Saúde de Nisa, em véspera do dia dos Reis – cinco de janeiro. Sábados e na parte da manhã.
https://www.facebook.com/AssociacaoDadoresBenevolosSanguePortalegre/ uma página aberta aos nossos seguidores e ao mundo da dádiva de sangue!
JR
Comentário:


Eis mais uma boa noticia que nos é facultada pelo senhor técnico de saúde e, também director da adsportalegre José Rui Rabaça a que muito agradeço...

Curiosidade
01 – Quis a Direcção da associação de dadores de sangue do Vale do Sousa dar-me notícia que o CST do porto participou àquela associação que, somente, se deslocará a efectuar recolhas com a certeza da presença de 60 – sessenta potenciais dadores...
02 – No próximo dia 16, faz parte uma recolha de sangue na comemoração do seu 22º. aniversário, no grupo de dadores de sangue de Pernes, de que sou sócio há mitos anos… uma senhora amiga e dadora daquele grupo recebeu telefonema do CST de Lisboa sugerindo a sua presença a dar sangue naquele evento porque, informaram, “há muita falta de “ás positivos” (a+)...
Nota: - perguntava-me aquela associação do Vale do Sousa se a obrigação da presença de dadores nas suas recolhas “seria normal”?
Sugeri àqueles amigos a consultar, com urgência, o presidente do conselho directivo do IPST...
António Alves ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário