segunda-feira, 14 de janeiro de 2019

Abertas inscrições para voluntariado em oncologia hospitalar

Resultado de imagem para Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro
Em Coimbra, o Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro promove e financia o voluntariado hospitalar no Instituto Português de Oncologia de Coimbra e no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra. E é precisamente para o apoio ao doente nestas duas unidades hospitalares que está a recrutar novos voluntários.
O Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC.NRC) encontra-se a recrutar, até 25 de Janeiro, candidatos a voluntários para integrar as atividades de voluntariado desenvolvidas, nomeadamente na área do voluntariado hospitalar, no Instituto Português de Oncologia de Coimbra (IPOC) e no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC).
O Voluntariado Hospitalar em Oncologia da Liga Portuguesa Contra o Cancro visa contribuir para a humanização da assistência ao doente oncológico, pela disponibilização de apoio prático e/ou emocional aos doentes em regime de ambulatório e internamento nos hospitais com serviços de oncologia.
No contexto hospitalar, os voluntários estabelecem contacto direto com o doente e com quem o acompanha para consulta e tratamento, oferecendo atenção, informação, conforto e esperança, essenciais à Humanização da Assistência ao Doente Oncológico e à promoção de uma atitude positiva face ao cancro.
O acolhimento, orientação e acompanhamento do doente e acompanhantes no hospital e a oferta de bens alimentares (café com leite e refeições ligeiras) são alguns dos apoios prestados pelos voluntários do LPCC.NRC.

Como candidatar-se
Os interessados poderão fazer a sua inscrição até ao dia 25 de janeiro, através do preenchimento do formulário de candidatura, disponível em www.ligacontracancro.pt/voluntariado ou presencialmente, na sede do Núcleo Regional do Centro da LPCC (Rua Dr. António José de Almeida, nº 329 - 2º Sala 56).
Após a apresentação da candidatura, os candidatos selecionados em entrevista deverão realizar um curso de formação inicial, a ter início no dia 4 de fevereiro (Dia Mundial do Cancro), com a duração de 13 horas. Posteriormente, realizarão um estágio de integração nas respetivas áreas de voluntariado.

Condições de admissão
  • Maior de 18 anos;
  • Disponibilidade obrigatória de uma manhã ou tarde fixa por semana (quatro horas semanais), em horário laboral (das 8h30 às 12h30 ou das 12h30 às 16h30);
  • Entrevista de seleção;
  • Frequência de um Curso de Formação inicial de Voluntariado em Oncologia (13 horas);
  • Estágio de integração na Instituição Hospitalar;
  • Subscrição de um acordo (escrito) de voluntariado, no qual o voluntário se compromete a permanecer no voluntariado durante um período nunca inferior a seis meses;
  • Maturidade pessoal para o contacto com pessoas em situação de vida adversa;
  • Privilegiam-se os candidatos com conhecimento pessoal ou profissional na área da oncologia ou com experiência anterior de voluntariado na área da saúde.
CONTACTOS
Magda Portulez
Liga Portuguesa Contra o Cancro-
Núcleo Regional do Centro
  1. Dr. António José de Almeida,
nº 329 – 2º Sl 56
3000-045 Coimbra
[tlf.]: 91 35 36 902 I 910 001 197 I 239 487 490

Nenhum comentário:

Postar um comentário