domingo, 27 de janeiro de 2019

Marcelo lamenta morte do presidente da Associação dos Deficientes das Forças Armadas

O chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, lamentou hoje a morte do presidente da direção nacional da Associação dos Deficientes das Forças Armadas (ADFA), José Arruda, elogiando-o pela sua dedicação "altruísta e meritória" a esta causa.

Resultado de imagem para Marcelo lamenta morte do presidente da Associação dos Deficientes das Forças Armadas
Noticias ao Minuto
Numa nota publicada no portal da Presidência da República na Internet, Marcelo Rebelo de Sousa, que é Comandante Supremo das Forças Armadas, lembra que José Arruda "foi condecorado pelo Estado português com a Ordem do Mérito, grau de comendador, e com o grau de grande-oficial da Ordem do Infante D. Henrique" - respetivamente, em 2004 e 2016, pelos seus antecessores Jorge Sampaio e Cavaco Silva.
"O comendador José Eduardo Gaspar Arruda assegurou de uma forma extremamente dedicada, altruísta e meritória a reafirmação dos direitos à recuperação moral e material dos deficientes das Forças Armadas, numa permanente defesa dos valores da civilização, em prol da dignificação do ser humano, da justiça social e promoção da liberdade", escreve o Presidente da República.
Marcelo Rebelo de Sousa "lamenta a sua morte e envia as mais sentidas condolências à família, aos amigos, à ADFA e às Forças Armadas".
O presidente da ADFA, José Arruda, morreu hoje no Hospital da Cruz Vermelha, em Lisboa, anunciou esta estrutura associativa.
Em comunicado, a associação expressou "enorme mágoa e profunda consternação" pelo seu "falecimento inesperado".
"Sublinhamos e homenageamos o homem de Abril, que viveu na plenitude os valores da democracia, em liberdade e solidariedade", lê-se no comunicado.
José Arruda nasceu em Moçambique em 10 de março de 1949, e desenvolveu uma carreira de atleta até integrar o serviço militar obrigatório. Foi ferido, em 1971, durante a guerra colonial, "acidente do qual resultou a cegueira e a amputação do membro superior esquerdo".
Em 1973, durante a permanência no Hospital Militar Principal, participou no movimento de apoio à criação do estatuto do deficiente das Forças Armadas, tendo posteriormente, em 1974, participado na primeira assembleia geral da recém-criada ADFA, após o 25 de Abril.

Nenhum comentário:

Postar um comentário