domingo, 27 de janeiro de 2019

Operação na Mealhada: GNR apreende 400 quilogramas de folha de tabaco avaliados em 90 mil euros

A GNR apreendeu 400 quilogramas de folha de tabaco, na região da Mealhada, mercadoria que “foi avaliada em 90 mil euros”, foi hoje divulgado.

O Destacamento de Ação Fiscal de Coimbra da GNR apreendeu, na passada quinta-feira, 400 quilos de folha de tabaco, na autoestrada A1, perto da Mealhada, “no âmbito de uma fiscalização de prevenção e controlo de mercadorias”.
“No interior da viatura encontravam-se os 400 quilos de folha de tabaco, acondicionados em caixas de papelão. A mercadoria foi avaliada em 90 mil euros, que caso fosse introduzida no consumo, teria provocado uma fraude ao Estado, em mais de 80 mil euros”.
Segundo a mesma fonte, a viatura que transportava as folhas de tabaco circulava com matrículas falsas, e “o condutor ao se aperceber da presença de uma patrulha da GNR, abandonou o veículo e colocou-se em fuga”.
No Baixo Alentejo, o posto territorial de Beja, desta força militarizada, deteve, na sexta-feira, um homem de 22 anos, pelo “crime de tráfico de estupefacientes”.
A detenção, na estrada nacional 260, em Beja, foi efetuada no âmbito de uma ação de fiscalização rodoviária, tendo os militares abordado uma viatura e verificado que “no seu interior existia uma embalagem que continha produto estupefaciente”.
“O condutor assumiu a propriedade desse produto, resultando na sua detenção e na apreensão” de 430 doses de cannabis, quatro telemóveis, um “ipad”, um “ipod” e da viatura.
O detido, “após ser presente ao Tribunal Judicial Beja, ficou sujeito à medida de coação de termo de identidade e residência”, referem.
Num balanço da sua atividade operacional diária, em todo o território nacional, entre as 20:00 de sexta-feira e as 08:00 de hoje, a GNR efetuou 57 detidos, a maioria, 38 por condução sob o efeito do álcool e sete por condução sem habilitação.
Os restantes onze, seis foram detidos por tráfico de estupefacientes, três por furto e dois por posse de arma proibida.

Em termos de apreensões efetuada a GNR, em comunicado, listou 115 doses de haxixe, uma arma branca, um machado, um chicote, uma moca e um taco de basebol.
Quanto ao tráfego nas estradas foram detetadas 817 infrações, destacando-se 135 por excesso de velocidade, 86 por anomalias nos sistemas de iluminação e sinalização, 82 por condução com taxa de álcool no sangue superior ao permitido por lei, 53 por falta de inspeção periódica obrigatória; 38 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças, e ainda 30 por uso indevido do telemóvel no exercício da condução, entre outras.
No âmbito da sinistralidade, registaram-se 79 acidentes, dos quais resultaram 21 feridos ligeiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário