segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

A Deslumbrada Vida de João Novilho

João Novilho: uma Fábula Autárquica

Escritor e ex-autarca lança romance sobre os vícios, deslumbres e depravação de um presidente de uma câmara municipal. Em A Deslumbrada Vida de João Novilho, Jorge Tinoco, assumidamente desencantado com a política em Portugal, apresenta-nos uma história politicamente incorrecta, demolidora e inconformista. O livro, editado pela Guerra e Paz, Editores, chega amanhã às livrarias de todo o país.

«Desejavelmente escusado e absolutamente necessário.» É desta forma que Jorge Tinoco, ex-vice-presidente da Câmara Municipal de Amares, Braga, apresenta o seu mais recente romance, A Deslumbrada Vida de João Novilho. Para o autor, esta história ficcional «trata-se de uma reflexão que se impõe para que os pe­rigosos populismos sem escrúpulos não prosperem».

O livro é um verdadeiro tratado de zoologia política, uma fábula contemporânea que nos apresenta João Novilho, autarca de Rio Novo de Mil Nomes, como o rei de uma selva na qual só os mais fortes sobrevivem. As mais primárias e instintivas ambições de domínio levam o político a uma ascensão meteórica, que culmina no cargo de presidente do município. Pelo caminho sobram actos de corrupção, manipulação e perversão dos ideais democráticos, que o leitor irá identificar.

Ao perigoso envilecimento de carácter de quem ocupa as cadeiras de poder, junta-se a manifestada infidelidade do protagonista, que confere ao romance inúmeros episódios repletos de erotismo, sexualidade desabrida, submissão e chantagens despudoradas. 

A espiral de vilania e domínio e a degradação das instituições tornam-se a ruína de João Novilho, que, cego pela ambição desmedida e sem escrúpulos, acaba por encontrar um beco sem saída. Será que o político irá reencontrar os valores da honradez, lealdade, ética e moral? Convidamo-lo a mergulhar neste Rio Novo de Mil Nomes e encontrar a resposta para estas e outras questões.

O livro estará à venda nas livrarias e no site oficial da Guerra e Paz a partir de amanhã, dia 5 de Fevereiro. 

Jorge Tinoco, o autor, desligado da política, vive actualmente a sua vida entre Amares e Braga e dedica-se à escrita. Além de A Deslumbrada Vida de João Novilho, o autor minhoto já antes tinha publicado o livro de contos Tudo menos Serafins e o romance O Mar de Paula.


A Deslumbrada Vida de João Novilho
Jorge Tinoco
Ficção / Romance
232 páginas · 15x23 · 16€
Nas livrarias a 5 de Fevereiro
Guerra e Paz, Editores


Nenhum comentário:

Postar um comentário