quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

Hora de Fecho: Impor a igualdade de género no Orçamento funciona? /premium

Logo Observador

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
O Orçamento inclui o compromisso político da implementação de medidas com impacto de género (gender budgeting). O que é isto? Como (e) funciona? O que fazem outros países? Ensaio de Ana Isabel de Sá.
Miguel Maya já o disse, aos jornalistas: "O BCP não comenta política. Ponto". Mas numa apresentação a investidores, em Londres, o banco disse ver com bons olhos que a "extrema-esquerda" saia do poder.
Presidente e administrador da EDP invocam que o desembargador Ricardo Cardoso estava impedido de se pronunciar sobre o caso EDP, visto que a sua mulher já tinha tido uma intervenção no processo.
Na agenda do antigo líder do BES há encontros com políticos, figuras da banca e 40 reuniões com Manuel Pinho. E uma nota enigmática que junta este e Mexia: "750xxx/671277xx António Mexia EDP (Pinho)"
Carlos Costa já tinha comprado o monte alentejano a Armando Vara quando percebeu que o troço do TGV ia passar a 200 metros, o que causaria enorme ruído, noticia a revista "Sábado".
Provavelmente, é preferível ter de estar a par das técnicas de venda do chef António Costa e aguentar a sua prodigiosa arte de cozinhar no ar. O “espaço de liberdade” não se ganha sem sacrifícios.
Papa entregou aos bispos uma lista de pontos para reflexão, na qual pede que se informem as autoridades civis. Arcebispo responsável por investigações acrescentou que jurisdição da Igreja é só moral.
Peter Isely sofreu abusos sexuais de um padre quando tinha 13 anos. Agora é um ativista, está em Roma a pedir tolerância zero à Igreja e também acusa o Papa de encobrir casos. Entrevista no Vaticano.
O Papa pediu aos bispos de todo o mundo "medidas concretas e eficazes" contra os abusos. E o cardeal Luis Tagle frisou que "a falta de resposta ao sofrimento das vítimas deixou uma ferida profunda". 
Opinião

Paulo Tunhas
Provavelmente, é preferível ter de estar a par das técnicas de venda do chef António Costa e aguentar a sua prodigiosa arte de cozinhar no ar. O “espaço de liberdade” não se ganha sem sacrifícios.
Luis Teixeira
Não há nenhuma evidência de que impedir organizações privadas na saúde melhore os cuidados. Pelo contrário: o monopólio estatal traduz-se geralmente em iniquidade, desperdício e nepotismo.
Isabel Menéres Campos
Num tempo em que as políticas públicas penalizam o consumo de tabaco, álcool, sal e açúcares, é paradoxal esta facilitação e até incentivo do consumo de drogas, quando a toxicodependência é um flagelo
Patrícia Pacheco
As crianças crescem numa época onde ter smartphone ou ténis de marca é quase essencial para a integração no grupo, e a inversão das prioridades num orçamento reduzido é uma realidade destes imigrantes
Rita Fontoura
Não é já evidente que os portugueses querem ser pais, constituir e cuidar das suas famílias, mas que lhes falta coragem por sentirem que o seu desejo não é acolhido com políticas adequadas? 
MAGG

Inês Ribeiro
Andreia Lima anda sempre com um saco para onde vão as fezes. Será assim para sempre. No Instagram, fala com humor sobre a doença. 

Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
ObservadorEleito melhor jornal generalista 2018
©2019 Observador On Time, S.A.
Rua João Saraiva, n. 7, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário