quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

Instituto Politécnico de Coimbra dá a conhecer os seus mais inovadores projetos de investigação

IPC2SOCIETY dá a conhecer 50 dos mais inovadores projetos de investigação desenvolvidos no Instituto de Investigação Aplicada do Politécnico de Coimbra (i2a - IPC). 
A mostra de projetos de I&D, realiza-se no próximo dia 11 de abril, noInstituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra (ISCAC). Encontro procura promover a transferência de conhecimento e tecnologia para as indústrias e comunidade, para melhor desenvolver produtos, processos e serviços.
Um equipamento biomecânico para apoio à reabilitação, um novo tipo de betão estrutural, um sistema de prevenção de quedas para idosos, um programa de tratamento de lesões da cartilagem, uma solução para valorização de compostos bioativos ou até a criação de novos produtos alimentares são alguns dos projetos que o IPC dá a conhecer na primeira edição do IPC2SOCIETY. A realizar-se no próximo dia 11 de abril, nas instalações do Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra (ISCAC), esta é uma iniciativa que dará a conhecer 50 dos mais inovadores projetos desenvolvidos no Instituto de Investigação Aplicada (i2a) do IPC.
Dirigida a todos os sectores da economia, o IPC2SOCIETY reúne projetos desenvolvidos nas mais variadas áreas do conhecimento que vão desde as Ciências Agrárias, o Ambiente, as Ciências da Educação, Artes e Design, a Informática, Tecnologias e Engenharias e a Saúde, entre outras.
O IPC2SOCIETY ocorre no âmbito de dois projetos em curso no IPC: o Lab2Factory e o INOVC, ambos financiados pelo FEDER, através do Programa Operacional CENTRO 2020.
«O IPC2SOCIETY foi criado com o objetivo de contribuir para uma maior visibilidade dos projetos dos nossos investigadores, e fomentar a criação de parcerias sólidas com os diferentes agentes regionais, nomeadamente PME, tendo em vista a obtenção de soluções inovadoras e o desenvolvimento sustentável. Com uma clara aposta na prestação de serviços à comunidade e no desenvolvimento de projetos em copromoção empresarial, o IPC, através do i2a, dos diversos laboratórios associados e do Centro de Estudos de Recursos Naturais, Ambiente e Sociedade (CERNAS), tem procurado promover, estimular e apoiar os vários projetos de investigação, ao mesmo tempo que incentiva a transferência de conhecimento e tecnologia para o tecido empresarial  e comunidade», esclarece Carlos Dias Pereira, Diretor do i2a.
Como explica Cândida Malça, Vice-presidente do IPC, «sendo uma estrutura transversal a todo o IPC, o i2a assegura o enquadramento institucional às atividades de IDT&I de cerca de 620 investigadores, 250 dos quais doutorados, que desenvolvem trabalho nas mais variadas áreas do saber técnico-científico nas diferentes unidades orgânicas de ensino que integram o IPC».
Lab2Factory: Reforço da transferência de conhecimento científico e tecnológico para as fileiras agroalimentar e florestal
O projeto Lab2Factory, orçado em quase 214 mil Euros, é uma operação individual do IPC, cofinanciada pelo FEDER, no âmbito do Sistema de Apoio a Ações Coletivas para Transferência do Conhecimento Científico e Tecnológico, através do Programa Operacional CENTRO 2020.
O projeto visa, assim, no âmbito do domínio de especialização inteligente (RIS3) da Região Centro, transferir conhecimento e tecnologias desenvolvidas ao nível do IPC para a fileira agroalimentar e florestal. São aqui abrangidos os setores da transformação de produtos vegetais, dos laticínios, das carnes, assim como da indústria do papel e da cortiça. Por outro lado, prevê-se que o setor farmacêutico, dos têxteis e do calçado possam igualmente beneficiar dos resultados do projeto.
As tecnologias desenvolvidas procuram responder a problemas e desafios concretos da esfera empresarial, relacionados com a aplicação de soluções industriais sustentáveis e com a valorização dos recursos naturais e endógenos. Para tal, o projeto articula o desenvolvimento de cinco unidades piloto e um campo experimental com ações de disseminação e divulgação de conhecimentos e tecnologias, abertas a produtores e empresas.
Atendendo ao sucesso do projeto, o IPC planeia, a curto prazo, replicar a metodologia Lab2Factory a outras áreas de conhecimento da instituição, como forma privilegiada de extensão e apoio à comunidade, para maior capitalização dos benefícios mútuos.
INOV C 2020 apoia projetos inovadores do Instituto Politécnico de Coimbra
Do consórcio INOV C 2020, liderado pela Universidade de Coimbra, fazem parte dez parceiros nucleares: o Instituto Politécnico de Coimbra, o Instituto Politécnico de Leiria, o Instituto Politécnico de Tomar, o Instituto Pedro Nunes, o ITeCons, o SerQ, a ABAP, a Obitec e o TagusValley.
O INOV C 2020 é um projeto cofinanciado pelo Centro 2020, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), com um prazo de execução compreendido entre 18 de abril de 2017 e 17 de abril de 2019. Os parceiros executarão um investimento total de 1.627.614€, sendo o montante de 1.383.472€ financiado pelo FEDER.
O objetivo do projeto INOV C 2020 é consolidar a Região Centro enquanto referência nacional na criação de produtos e serviços resultantes de atividades de Investigação & Desenvolvimento. A consolidação do Ecossistema de Inovação, através da incorporação de uma oferta ampla de recursos, infraestruturas e respostas a desafios específicos, faz também parte da sua missão. O INOV C 2020 segue-se ao Programa Estratégico INOV C, executado entre 2010 e 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário