quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

No âmbito do projeto Tardes Comunitárias | “À conversa com… José Carlos Garrucho” decorreu na Biblioteca Municipal de Cantanhede


À conversa com… José Carlos Garrucho” foi o mote do encontro do psicólogo da área social, com as mais de sessenta pessoas que se deslocaram à Biblioteca Municipal de Cantanhede, no passado dia 20 de fevereiro. 
O prestigiado psicólogo deu a conhecer um pouco da sua atividade profissional, nomeadamente na área das Relações Familiares (avós/filhos/netos), realçando o lugar dos avós enquanto “ponto de referência para pais e filhos”. José Garrucho destacou, ainda, que “por vezes os avós substituem os pais, quer por razões financeiras, laborais ou por qualquer outra razão, no entanto, as decisões e regras são sempre definidas pelos pais.” O conferencista concluiu afirmando que “o ideal será sempre uma harmonia perfeita entre todos, pois esta simbiose permite enriquecer culturalmente as crianças, como também ajuda no seu desenvolvimento e integração em sociedade”.
Na mesa, para além de José Garrucho esteve também Pedro Cardoso, vice-presidente do Município, que fez questão de louvar a excelência do conferencista, pela “qualidade e conhecimentos profissionais que possui e que são dignos dos maiores elogios”. No seguimento da sua intervenção, Pedro Cardoso não deixou de salientar a importância do tema abordado pelo orador, “numa época em que a instituição “Família” se encontra tão ameaçada pelas novas vivências sociais e económicas”.
A iniciativa esteve integrada no âmbito do programa de dinamização sociocultural Tardes Comunitárias: Dar mais Vida aos Anos que a autarquia cantanhedense tem vindo a promover.


Sobre José Carlos Garrucho
José Carlos Baptista Garrucho é natural e residente em Ermida, Mira. É licenciado em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, é especialista em Psicologia Clínica e da Saúde e em Psicoterapia avançada, pela Ordem dos Psicólogos Portugueses. Possui a parte Curricular do Mestrado em SIDA – da Prevenção à Terapêutica, pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
Técnico e Praticien em Programação Neurolinguísta, pela Etincelle, Centre de Développement de Ressources Humaines, Suíça, José Garrucho é ainda Supervisor e Formador de Terapia Familiar e Intervenção Sistémica, na Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar.
De 1977 a agosto de 2014, José Garrucho foi Professor do Quadro de Nomeação Definitiva nas disciplinas de Educação Visual, Trabalhos Manuais, Trabalhos Oficinais, Educação Visual e Tecnológica, Formação Cívica e Área de Projeto, no 2º Ciclo do Ensino Básico. Foi, também, Formador da Formação Contínua de Professores, estatuto atribuído pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, sediado em Braga.
Para além de psicólogo, José Garrucho é conferencista e tem publicado vários artigos e colaborado em diversas organizações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário