domingo, 10 de fevereiro de 2019

Turismo algarvio teve quebra de 1,1% em 2018

A taxa de ocupação dos hotéis e empreendimentos turísticos do Algarve foi de 63,4 por cento em 2018, menos 1,1 por cento do que no ano anterior, tendo o volume de negócios subido 3,8 por cento no mesmo período, anuncia a Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA).
No ano passado, “os estabelecimentos hoteleiros e turísticos do Algarve registados oficialmente, receberam 4,126 milhões de hóspedes, dos quais mais de 3 milhões estrangeiros e 1,1 milhões nacionais, correspondendo a 20,3 milhões de dormidas”, revela aquela entidade, que acrescenta ter, ainda, a região recebido”1,26 milhões de estrangeiros que não pernoitaram em empreendimentos classificados oficialmente”, refere esta entidade.
Pela negativa, o destaque maior vai para a queda de 6 por cento do principal mercado fornecedor de turistas, o Reino Unido, que já havia registado uma descida de 8,5% no ano anterior, em consequência do Brexit e da desvalorização da libra esterlina face ao euro. Também os mercado irlandês (-8,5%) e holandês (-3,5%) tiveram quebras relevantes.
Pela positiva, realce para o mercado francês, que se assumiu, definitivamente, como o 6º mais importante da região com um share de 4,9% das dormidas totais. Há a assinalar ainda o aumento da procura dos mercados com fraca expressão individual, que contribuiu para esbater as quebras verificadas nos mercados emissores mais importantes, incluindo o aumento da procura dos nacionais que atingiram 22,2% das dormidas registadas durante o ano.
O RevPar (rendimento por quarto disponível) subiu 3,3 por cento, situando-se nos 55,1 euros, “tendo o alojamento sido responsável por cerca de 790 milhões de euros e a facturação bruta total ascendido a 1,080 milhões de euros”.
As previsões da AHETA para este ano apontam para “um aumento do volume de negócios na ordem dos 2 por cento. A situação financeira das empresas deverá manter-se nos níveis de 2018, enquanto os resultados líquidos deverão melhorar ligeiramente”.
O golfe turístico acompanhou a tendência verificada no alojamento, baixando 1,1 por cento no número de voltas comercializadas. Em 2018, os campos de golfe do Algarve comercializaram 1,347 milhões de voltas, tendo a média de voltas por campo sido de 35,447 mil, o segundo melhor registo desde 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário