sexta-feira, 29 de março de 2019

Município de Águeda | Águas do Centro Litoral sensibiliza perto de 150 crianças no município de Águeda



No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Água, a 22 de março, a Águas do Centro Litoral (AdCL) esteve no município de Águeda para celebrar o dia e sensibilizar perto de 150 jovens consumidores para a importância da água. 

Num ano, em que a ONU definiu como tema do Dia Mundial da Água “Água para todos”, a Águas do Centro Litoral percorre vários municípios da sua área de intervenção, dando a conhecer o seu trabalho diário, promovendo as boas práticas ambientais, com vista à alteração de comportamentos. 

As comemorações começaram no município de Águeda, no passado dia 18 de março, segunda-feira, na Escola Básica de Valongo do Vouga. Porque, hoje, abrir uma torneira é um gesto tão simples que o consumidor nem sempre tem consciência da multiplicidade de atividades necessárias à gestão do ciclo urbano da água, a AdCL explica porque é que o “melhor do nosso trabalho não se vê, vive-se”. 

Entre as atividade promovidas para cerca de 150 crianças, o destaque vai para a visita virtual à ETA (estação de tratamento de água) e à ETAR (estação de tratamento de águas residuais). O objetivo foi explicar aos alunos do 3.º e 4.º ano o funcionamento e o papel de cada uma destas infraestruturas, identificando as diversas etapas de tratamento relacionadas com a água, para o correto desenvolvimento do Ciclo Urbano da Água. 

Após a apresentação, foram partilhadas as boas práticas para o uso eficiente da água, mostrando que os resultados do nosso trabalho são melhores quando temos a colaboração de todas as pessoas.

Os mais pequenos, 1.º e 2.º ano, experienciaram uma viagem sensorial ao mundo da Água. Esta atividade, iniciou-se com um conto alusivo ao ciclo da água que, através da narração de uma história em que a personagem principal, o “gotinhas”, uma gotinha de água, deu a conhecer as aventuras que percorreu na natureza. Nesta viagem fantástica, através dos sentidos, os mais pequenos ficaram a conhecer os diversos estados estados físicos da água que podemos encontra na Natureza. 

Está ainda previsto no próximo dia 27 de maio, atividades de sensibilização alusivas a este tema, na Escola Básica da Trofa para cerca de 260 alunos e no dia 31 de maio, no Agrupamento de Escolas de Águeda, envolvendo perto de 1300 crianças. 

Todas estas ações estão inseridas no Plano Estratégico de Educação Ambiental da AdCL disponível a todos os municípios servidos pela empresa. 

A AdCL considera fundamental desenvolver ações de educação e sensibilização ambiental com a finalidade de esclarecer e educar a população sobre o tema do ciclo urbano da água, com um objetivo: Comunicar para compreender. Agir para mudar! 

AdCL promove AQUAQUIZ 

O Grupo AdP lançou, dia 1 de fevereiro, o AQUAQUIZ, um novo jogo online em formato de quiz, que tem como objetivo fomentar a literacia ambiental e promover a educação e a sensibilização para o valor da água. 

Este jogo pedagógico foi concebido para ser jogado por alunos do 2º e 3º ciclo do Ensino Básico em ambiente de sala de aula, no formato de “Tabuleiro Virtual” acessível através do endereço www.aquaquiz.pt. 

Até 17 de maio de 2019, decorre uma competição nacional, que vai premiar alunos, professores e escolas de todo o país. 

Além do tabuleiro virtual, que pode ser jogado por grupos de dois a cinco jogadores, o jogo está também disponível em aplicação móvel (app) para smartphone (iOS e Android) para ser jogado em formato de “Batalha” entre dois jogadores. 

O AQUAQUIZ é gratuito e pode também ser jogado em ambiente familiar ou com amigos, quer no tabuleiro virtual quer no formato batalha. 

Financiado pelo Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente e da Transição Energética no âmbito da Estratégia Nacional de Educação Ambiental, o jogo AQUAQUIZ é uma das ferramentas disponibilizadas pelas empresas do Grupo AdP a professores e comunidades educativas com vista a apoiar o desenvolvimento de práticas pedagógicas participativas, criativas e dinâmicas que promovam o valor da água no contexto dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). 

Sobre esta iniciativa, Edson Santos, Vice Presidente da Autarquia referiu: “ O futuro começa hoje e estas ações de sensibilização ambiental junto das crianças são bastante importantes, pois serão eles que no futuro tomarão as decisões que podem definir o destino do nosso planeta. O Município de Águeda estará sempre disponível para apoiar ações deste âmbito.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário