sexta-feira, 29 de março de 2019

Águeda associa-se ao Dia Nacional dos Moinhos com a iniciativa - Moinhos Abertos 2019


Nos dias 6 e 7 de Abril, um fim-de-semana, no âmbito do Dia Nacional dos Moinhos que se assinala a 7 de Abril, terá lugar pelo décimo terceiro ano consecutivo o Dia dos Moinhos Abertos de Portugal, iniciativa organizada pela Rede Portuguesa de Moinhos, com o apoio da TIMS, Sociedade Internacional de Molinologia. 

Pretende-se com esta ação dinamizar e valorizar o inestimável valor dos nossos moinhos, de forma a motivar e coordenar vontades e esforços de proprietários, moleiros, organizações associativas, autarquias locais, museus, investigadores, molinólogos, entusiastas, amigos dos moinhos e população em geral. Nos dias 6 e 7 de Abril estarão a funcionar e abertos ao público para visita gratuita largas dezenas de moinhos em funcionamento, de todos os tipos, um pouco por todo o país. Cada moinho terá um programa de actividades próprio com visitas guiadas, animações, demonstrações, palestras e outras ações de sensibilização. 

No Município de Águeda regista-se este ano a adesão de seis moinhos. Três moinhos localizados na aldeia de Macieira de Alcôba, os quais foram alvo de um processo de recuperação no âmbito da criação da Aldeia Pedagógica do Milho Antigo (União das freguesias do Préstimo e Macieira de Alcôba). Assim como dois moinhos de rodízio localizados na aldeia do Casal (União das freguesias do Préstimo e Macieira de Alcôba) e um outro na aldeia de Paradela (União das freguesias de Recardães e Espinhel). Nesse sentido, com a indispensável colaboração dos seus proprietários, estarão abertos ao público os seguintes moinhos:

Moinhos do Chão do Ribeiro – Macieira de Alcoba 
Moinhola de Macieira – Macieira de Alcoba 
Moinho do Vale das Senhoras – Paradela, Espinhel 
Moinho do “Ti Carlos” - Casal, Préstimo 
Moinho do Souto da Ribeira – Casal, Préstimo 

Registe-se o facto da adesão a esta iniciativa se encontrar em crescendo de ano para ano, tanto no número de moinhos aderentes, como do número de visitantes, sendo que nas últimas edições foram contabilizados mais de um milhar de visitantes nos moinhos da região de Aveiro. 

Programa detalhado a nível nacional brevemente disponível em www.moinhosdeportugal.org

Edson Santos, Vice Presidente da Autarquia com o Pelouro do Turismo, referiu: “ É importante para nós Município a associação a esta iniciativa de nível nacional. Temos no concelho de Águeda um património bastante rico neste âmbito e este dia irá permitir tornar estas infraestruturas passiveis de serem visitadas por todos os que as queiram conhecer. Quero ainda agradecer aos proprietários que se disponibilizaram a colaborar com a Autarquia. ” 

Nenhum comentário:

Postar um comentário