sábado, 23 de março de 2019

Alunos de Coimbra alertados para o HPV

“HPV e Quê?” chega a várias escolas de Coimbra. A campanha nacional que explica aos jovens como prevenir o HPV está a percorrer, de norte a sul do país, 35 escolas do 3º ciclo e ensino secundário e tem como embaixador o artista português de hip-hop Waze. Em Coimbra a campanha envolve cerca de 760 alunos.

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) assinala a campanha nacional de prevenção do Papilomavírus Humano (HPV) nas Escolas Secundárias D. Duarte, Quinta das Flores, Infanta D.ª Maria, Avelar Brotero e Colégio São Teotónio, em Coimbra, entre os dias 25 e 29 de março, respetivamente. HPV e Quê?” é o nome da iniciativa que integra um roadshow interativo que está, desde fevereiro, a percorrer 35 escolas de norte a sul do país.
Na Escola Secundária D. Duarte a iniciativa decorre a 25 de março, entre as 9h15 e as 15h30, envolvendo cerca de 150 alunos. Já na Escola Secundária Quinta das Flores a campanha “HPV e Quê?” tem lugar a 26 de março (3ªfeira), com as ações, dirigidas aos 189 alunos dos 11º e 12º anos de escolaridade, a decorrerem entre as 8h45 e as 15h30. A 27 de março (4ªfeira) a iniciativa envolve os alunos da Escola Secundária Infanta D.ª Maria, realizando-se entre as 08h30 e as 12h45, para os 162 alunos do 9º ano de escolaridade. Segue-se a 28 de março a Escola Secundária Avelar Brotero, cujo programa tem lugar entre as 09h25 e as 12h25 para as turmas do 10º e 11º anos. 108 estudantes integram esta ação. A ronda pelas escolas da cidade de Coimbra termina a 29 de março (6ª feira), com a promoção da campanha “HPV e Quê?” no Colégio São Teotónio. As turmas do 6º ano, 9º e 10 ano de escolaridade (151 alunos) serão envolvidas nas atividades previstas entre as 9h20 e as 15h25.
A campanha em curso pretende explicar o que está por detrás da sigla HPV. Com forte presença digital, visa melhorar o conhecimento dos jovens sobre as doenças e riscos associados às infeções por HPV, alertando para a importância da prevenção através da vacinação. Nesse sentido, o roadshow “HPV e Quê?” integra uma carrinha Airstream que se desloca às escolas e se abre para o exterior, permitindo que ao seu redor decorram as seguintes atividades dirigidas aos alunos:
  • Apresentação da música composta por Waze, que apela à importância da prevenção do HPV, com o propósito de ser partilhada nas redes sociais www.youtube.com/watch?v=Yr-veOftTU8
  • Promoção do Quizz (Sabias Que?) em ambiente de realidade virtual, onde são transmitidas informações ao aluno e colocadas questões para avaliar o conhecimento adquirido;
  • Distribuição de tatuagens temporárias que representam o HPV, com possibilidade de serem vistas através de uma aplicação de realidade aumentada;
  • Presença de um profissional de saúde para enquadramento e esclarecimento de dúvidas para a comunidade escolar;
  • Distribuição de folhetos com informação sobre o que é o HPV, quais os riscos, como se transmite e como se previne.
Vítor Rodrigues, presidente da direção do Núcleo Regional do Centro (NRC) da Liga Portuguesa Contra o Cancro refere a importância de despertar consciências, para que a palavra prevenção entre cada vez mais no léxico dos jovens. Uma das mais-valias desta campanha é o facto de as atividades dinamizadas facilmente motivarem os adolescentes para uma conversa em casa com os pais, que poderão saber mais sobre o tema em www.hpv.pt e aconselhar-se com o seu médico assistente. Saiba mais sobre a campanha em https://hpveque.hpv.pt/.

Site oficial Litoral Centro http://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário