sábado, 23 de março de 2019

Apresentado Sistema de Apoio à Decisão e Gestão da Emergência (SADGE) da CIM Região de Coimbra

O Sistema de Apoio à Decisão e Gestão da Emergência (SADGE) da CIM Região de Coimbra foi lançado ontem, 22 de Março, pelo ministro da Administração Interna, em Tondela, conjuntamente com o sistema congénere da CIM Viseu Dão Lafões.
O SADGE é um sistema de informação com base na georeferenciação e dados de satélite integrados com dados do terreno e das condições meteorológias, que fornece em tempo real informações sobre o nível de risco e auxilia os agentes da proteção civil, incluindo os 19 municípais da CIMRC, na formação de decisões estratégicas em caso de emergência.
A implementação integrada das duas plataformas no território das duas comunidades intermunicipais contíguas permite uma interoperacionalidade neste vasto território da região centro do país, tanto na prevenção de catástrofes como na ação da proteção civil intermunicipal das duas NUT III, destaca o secretário Executivo Intermunicipal da Região de Coimbra.
Jorge Brito considera que, “tendo em conta o aumento dos riscos, nomeadamente o risco de incêndio derivado das alterações climáticas, estamos a implementar medidas de prevenção de catástrofes – que não se atêm a fronteiras -, disponibilizando informação em tempo real na Plataforma aos municípios e agentes da proteção civil  com esta ferramenta tecnológica de apoio à decisão”.
Integrada no Plano Intermunicipal de Gestão de Riscos da CIM Região de Coimbra, a  ferramenta tecnológica SADGE foi recentemente apresentada como exemplo em Bruxelas e integra a informação espacial e de satélite do Copernicus da European Space Agency .

Nenhum comentário:

Postar um comentário