sábado, 23 de março de 2019

Mira investe 145 mil euros num novo passadiço na Praia de Mira

 Câmara Municipal de Mira vai construir um novo passadiço na Praia de Mira, com uma extensão de 680 metros, investimento de 145 mil euros financiado em 85% por fundos comunitários, revelou o presidente do município.
"Mira viu aprovado, no POSEUR (Programa operacional sustentabilidade e eficiência no uso de recursos) do Portugal 2020, o financiamento para construção de um novo passadiço, uma intervenção que pretende recuperar o sistema dunar entre a duna a sul da marginal, junto ao restaurante Caçanito, e o último apoio da praia, junto ao molhe".
A intervenção deverá estar concluída antes do arranque oficial da época balnear, revela o presidente deste município.
A concretização do passadiço no sistema dunar permitirá a estabilidade biofísica e a minimização de situações de risco, sem apresentar implicações na paisagem, avança o autarca. Com a construção do passadiço, a Câmara tem a intenção de "proteger as dunas, conservando e preservando a estrutura ambiental e animal presente e possibilitar a realização de passeios e caminhadas, disponibilizando um espaço de interpretação das dunas e da sua biodiversidade, garantindo um equilíbrio entre o uso da praia para atividades económicas como a arte xávega e a estrutura ambiental do cordão dunar".
O passadiço vai ainda garantir o acesso à praia a pessoas com mobilidade condicionada.
"Esta nova infraestrutura vai dar uma nova dinâmica à zona zul do areal da Praia de Mira, nomeadamente no acesso aos apoios de praia existentes e aos Parques de Campismo".
A Praia de Mira, lembra o autarca, é a única zona balnear do mundo que recebeu durante 32 anos consecutivos o galardão da Bandeira Azul, que atesta a qualidade ambiental das praias.
"Temos muito orgulho em ter uma praia que é uma referência mundial", diz Raul Almeida, lembrando que o Poço da Cruz, a outra praia do concelho, foi também contemplada 12 anos consecutivos com o galardão de qualidade ambiental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário