quinta-feira, 18 de abril de 2019

Crianças em contentores no Hospital de São João vão para edifício principal em Junho

Resultado de imagem para Crianças em contentores no Hospital de São João vão para edifício principal em Junho
O Centro Hospitalar Universitário de São João, no Porto, avançou à Lusa que as crianças internadas em contentores serão transferidas para o edifício principal no próximo mês de Junho.
“A transferência da pediatria oncológica, tal como referido anteriormente e divulgado publicamente, ocorrerá no mês de junho, tal como previsto”, respondeu a unidade hospitalar, depois de questionada pela Lusa sobre esta questão.
Há dez anos que o hospital tem um projeto para construir uma ala pediátrica, mas desde então o serviço tem sido prestado em contentores.
Esta segunda-feira, o presidente da Associação O Joãozinho, Pedro Arroja, adiantou à Lusa que vai abandonar definitivamente a construção da ala pediátrica, da qual tem titularidade, por ter levado ao “limite a sua missão mecenática”.
Pedro Arroja contou que a associação “levou ao limite a sua missão relativa à construção por via mecenática da ala pediátrica”, tendo dado instruções ao consórcio das construtoras para levantar durante esta semana o estaleiro da obra que se encontra nos terrenos da unidade hospitalar.
O Joãozinho aguarda há mais de três anos que o Hospital de São João lhe ceda o espaço, cumprindo a cláusula 1.ª do acordo de cooperação, para prosseguir a empreitada, interrompida em março de 2016, recordou.
Em fevereiro, a ministra da Saúde, Marta Temido, reuniu no Porto com o presidente da Associação O Joãozinho, titular da empreitada, o porta-voz da Associação Pediátrica Oncológica do Hospital de São João e com elementos da administração do hospital para tentar estabelecer um acordo.
Contudo, nessa altura, não houve acordo entre as partes envolvidas no processo e a associação interpôs uma ação cível em tribunal para obrigar o hospital a libertar o espaço destinado à ala pediátrica. Dias depois, o hospital anunciou ter desencadeado os procedimentos legais para a tomada de posse administrativa do terreno.
Nessa ocasião, a governante reafirmou que as obras da nova ala pediátrica começam no final deste ano ou início do próximo.
O parlamento aprovou em novembro, por unanimidade, a proposta de alteração do PS ao Orçamento do Estado para 2019, de forma a prever o ajuste direto para a construção da ala pediátrica.
Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário