quinta-feira, 18 de abril de 2019

Águeda | O Festival Pauta Jazz regressa à cidade de Águeda


O Festival Pauta Jazz regressa à cidade de Águeda entre os dias 27 e 30 de abril, numa parceria entre a Câmara Municipal de Águeda e a Pauta Humana Associação Cultural.
O Festival, que terá lugar no Centro de Artes de Águeda, pretende comemorar o dia Internacional do Jazz e lembrar a importância que este género musical assume na promoção de diferentes culturas. A programação do festival conta com vários concertos como Jeffrey Davis, NOA, Piotr Damasiewicz e Jan Pawlak, Paulo Bandeira Trio e João Mortágua. Este ano, e pela primeira vez, o Festival inclui atividades pedagógicas e de formação relacionadas com o jazz.
O Pauta Jazz 2019 conta com uma programação abrangente, com diferentes abordagens artísticas a este estilo de música. Para além dos concertos, o festival apresenta atividades didáticas e de formação na área do jazz.
No primeiro dia, na abertura do festival terá lugar um concerto a solo do vibrafonista Jeffrey Davis, um grande nome do jazz internacional, e de seguida um concerto com o Trio “NOA” formado pelo guitarrista Nuno Costa, o pianista Óscar Graça e o baterista André Sousa Machado. Este trio mostra o jazz e a música improvisada como pano de fundo do seu reportório, que inclui temas originais e arranjos de canções do universo musical popular nacional e internacional.
No segundo dia, pelo final da tarde decorre uma conversa e apresentação literária de “The History of European Jazz – The Music, Musicians and Audience in Context”, livro de 752 páginas com coordenação de Francesco Martinelli e a participação de quarenta e seis críticos e investigadores europeus, com o reconhecido jornalista e crítico de jazz Rui Eduardo Paes, partindo do tema “Portugal na Europa do Jazz”.

No final da tarde de domingo realiza-se o concerto com os músicos vindos da Polónia para o festival, o trompetista Piotr Damasiewicz e o vibrafonista Jan Pawlak, uma participação internacional do programa do Pauta Jazz nesta edição.
No terceiro dia o festival recebe o trio do baterista Paulo Bandeira com o pianista João Paulo Esteves da Silva e o contrabaixista Bernardo Moreira. Três gigantes do jazz em Portugal que acompanham as décadas com uma sonoridade refrescada e apresentam um incrível concerto de grande cumplicidade musical.
No quarto dia toca João Mortágua, que apresenta ”Dentro da Janela”, o mais recente álbum do seu quinteto com o saxofonista José Pedro Coelho, o contrabaixista José Carlos Barbosa, o guitarrista Miguel Moreira e o baterista José Marrucho.
O festival mantém a sua tradição no que toca aos nomes emergentes no panorama do Jazz em Portugal.
O evento conta ainda com atividades didáticas, um Workshop de Big Band no âmbito da Orquestra de Jazz de Águeda, uma residência artística internacional e o projeto “Jazz Vai à Escola”.
O Festival Pauta Jazz é uma iniciativa decorre no âmbito da programação em rede da CIRA - Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA/Portugal 2020)



Nenhum comentário:

Postar um comentário