domingo, 26 de maio de 2019

Aveiro | Falta de limpeza dos lagos nas traseiras do Estádio Mário Duarte

 Não tenho o hábito de passear pelo conhecido parque da macaca, menos ainda ir para a baixa da Fonte dos Amores (?), no sentido bairro de Santiago, traseiras do Estádio Mário Duarte.
Hoje, ao meio da tarde, senti-me motivado a ir para aqueles lados, e deparei-me com a notória falta de limpeza dos lagos, conforme as imagens acima comprovam, aliás, já tinha ouvido alguns comentários sobre o seu estado de conservação.
Morelly, Rousseau, Cabet, Fourier e Proudhon professam, cada qual à sua maneira, que «o homem pela sua natureza é criador...» (fórmula de Fourier na sua Théorie de lÚnité, 1834).
Certamente que, quem teve a ideia genial de construir aqueles lagos, fez o devido enquadramento com a paisagem local, achou que fazia sentido na condição de se fazer manutenção com regularidade, e não permitir que chegasse àquele estado. As águas vêem-se esverdeadas... 
A quem compete a conservação do parque? Com a transferência de competências para a União das Freguesias de Glória e Vera-Cruz, quiçá, tenha passado para a tutela da respectiva União.
Sejamos pragmáticos: a imagem que ali nos é dado observar não é a melhor, logo, aguardamos que algo seja feito, a não ser que os sapos, as rãs, os peixinhos e alguns patos não queiram ser incomodados.
Já Montesquieu o dissera: «A natureza é justa em relação aos homens (...)», contudo, compete ao homem conservá-la. 


J. Director