terça-feira, 28 de maio de 2019

Guarda | A Europa dos Escritores - Ciclo de Conferências Internacionais


A Câmara Municipal da Guarda, através da BMEL, e a Comissão Executiva da Candidatura da Guarda a Capital Europeia da Cultura promovem no próximo dia 6 de junho, às 18h00, a conferência “Arte e literatura na Modernidade (com Portugal ao fundo)”, por Perfecto Cuadrado (Espanha). A iniciativa integra o Ciclo de Conferências Internacionais: A Europa dos Escritores sobre temas da cultura, das problemáticas da Europa e especialmente da literatura. Neste âmbito serão promovidas, ao longo do presente ano e para além da atrás referida, as seguintes conferências: “A Europa de Montaigne”, por Clara Rocha, a 11 de outubro; “A Europa e a guerra na literatura. De Homero à atualidade”, por Andrea Molesini (Itália), a 8 de novembroe, por último, “Fernando Pessoa e a Europa”, por Maria Irene Ramalho, a 18 de Dezembro.

Com este projeto de nível internacional, e no campo de ação da Candidatura da Guarda a Capital Europeia da Cultura, pretende-se reforçar a dinâmica em torno da candidatura, ao mesmo tempo que se enquadra no espírito que esteve subjacente ao seu alargamento ao território CIM-BSE, a que se juntam os concelhos de Vila Nova Foz Côa e Aguiar da Beira. O mesmo se aplica à Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço, tendo em conta que se insere já neste espírito de território e trabalho colaborativo dado que integra a  Rede Intermunicipal de Bibliotecas das Beiras e Serra da Estrela (RIBBSE) da CIM-BSE.
Ciclo de Conferências Internacionais: A Europa dos Escritores conta com a  colaboração científica do CLEPUL (Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias), Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, através da assinatura de um protocolo de cooperação, entre o Município da Guarda e o CLEPUL, a ser assinado imediatamente antes do início da conferência de 6 de junho.
A iniciativa tem a coordenação científica de Jorge Augusto Maximino.

Jorge Augusto Maximino é escritor, professor universitário e investigador, com doutoramento em Estudos Portugueses pela Universidade de Paris IV-Sorbonne, onde foi bolseiro da F.C.T., tendo apresentado a sua tese sobre “Filosofia e Modernidade na obra poética de António Ramos Rosa”. Investigador integrado do CLEPUL-Universidade de Lisboa, na área da literatura, estética e teoria da cultura. É docente de língua e cultura portuguesas da Universidade de Pádua desde outubro de 2017.
Autor de projectos internacionais, com o apoio da Fundação C. Gulbenkian e o Centro Georges Pompidou, assinou a programação de alguns como Portugal e a Europa (Paris, 1994), parceria do Centro G. Pompidou e ARIMAGE, o Festival do Imaginário (1996-1999), a Bienal Internacional do DouroMostra de Arte Contemporânea do Côa. É fundador e director do Festival de Poesia e Música de V.N. de Foz Côa e da Revista LUSOGRAFIAS, da qual foi editor.  

Perfeito Cuadrado Fernández (Zamora, 1949). Professor de Filologia Galega e Portuguesa na Universidade das Ilhas Baleares. Coordenadora do Centro de Estudos do Surrealismo, da Fundação Cupertino de Miranda (Portugal). Pesquisador, crítico e tradutor. Prémio de Tradução Giovanni Pontiero (2004) para El libro del desasosiego, de Fernando Pessoa. II Prémio Luso-Espanhol de Arte e Cultura (2008).
Editou a poesia completa de Henrique Risques Pereira, Isabel Meyrelles, Fernando Alves dos Santos e os sete volumes de poesia da coleção La Estirpe de los Argonautas. É autor de estudos, ensaios e antologias, como a literatura portuguesa dos séculos XVI e XVIIModernidade e vanguarda na poesia portuguesa contemporânea. Perspectiva Histórica do Surrealismo Português,Fernando Pessoa: Máscaras e ParadoxosVocê é bem-vindo à Elsinore-Antologia da Poesia Surrealista PortuguesaPoesia Portuguesa do Século XVIII-Ensaio e AntologiaPoesia Contemporânea.

Nenhum comentário:

Postar um comentário